Dormir é uma das tarefas preferidas de muita gente. De olhos fechados descansamos da realidade, nem que seja por alguns instantes. A rotina se silencia e resgata seu fôlego, para que um novo dia possa repousar e renascer, mais uma vez, dentro da gente.
Uma noite mal dormida produz efeitos semelhantes a uma leve embriaguez. Pode comprometer nossa capacidade produtiva, afetar a memória, a percepção sensorial, deixar-nos irritadiços e até mesmo, aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
A definição de uma boa noite de sono é algo subjetivo, e varia, de pessoa para pessoa. Embora não haja uma fórmula genérica de como dormir corretamente, algumas recomendações e práticas, podem amenizar os desgastes provocados pela rotina, que muitas vezes, demanda atividades em horários que destoam do nosso relógio biológico.
A inalação de óleos essenciais é a aplicação mais prática e simples da Aromaterapia no dia-a-dia. Em apenas alguns minutos já é possível colher benefícios e notar efeitos significativos. O óleo atua diretamente sobre o cérebro, influindo no sistema límbico e desencadeando positivas reações psicológicas e físicas. Quando inalados durante a noite, ajudam a relaxar e adormecer, além de melhorar a qualidade do sono.
Um estudo desenvolvido na Coreia em 2016, avaliou os efeitos da inalação do óleo essencial de lavanda (Lavandula augustifolia), sobre o sono de 73 enfermeiros, que trabalhavam em turnos noturnos e, como consequência, tem seus ciclos naturais de sono alterados.
Após a inalação, os enfermeiros participantes da pesquisa, obtiveram um sono mais tranquilo e profundo, com redução do número de vezes despertadas durante a noite, interrompendo o sono.
Com duração de dez meses, o estudo comparou a qualidade do sono dos voluntários, antes e depois do uso do óleo essencial de lavanda. O ambiente domiciliar foi mantido e os dados objetivos foram coletados via VSH, NRS e actigrafia, exames e métodos capazes de medir a qualidade do sono.
Para este trabalho, a qualidade de sono foi definida baseando-se no grau de descanso, o tempo total de sono e o número de vezes despertadas, a profundidade geral do sono, feições do rosto e sentimentos percebidos, bem como da análise dos ritmos cardíacos.
Além da inalação inicial, todos os voluntários utilizaram 55 microlitros do óleo essencial de lavanda em um difusor, a uma distância de 30cm, durante toda duração do período de sono.
Todos os dados foram coletados após sete horas da inalação, onde notou-se a manutenção dos benefícios conquistados.
Todos os dados foram coletados após sete horas da inalação, onde notou-se a manutenção dos benefícios conquistados.
COMPARATIVO DO NÍVEL DE QUALIDADE DO SONO, DE UMA ENFERMEIRA, APÓS DUAS HORAS DE INALAÇÃO (NRS):
DIA 0: 47.43±9.46 (sem inalação)
DIA 01: 70.10±17.44
DIA 02: 67.37±17.25
DIA 03: 68.30±18.35
DIA 0: 47.43±9.46 (sem inalação)
DIA 01: 70.10±17.44
DIA 02: 67.37±17.25
DIA 03: 68.30±18.35
A qualidade de sono pode ser algo muito relativo e está sob a influência de inúmeros fatores ocorridos durante o nosso dia. No entanto, de um modo geral, pode ser significativamente melhorada com o uso de óleos essenciais, benefícios que se estendem para o restante do dia.
Uma noite de sono ruim, afeta o indivíduo em níveis físicos, fisiológicos e psicológicos, comprometendo nossa produtividade, capacidade de tomar decisões, o raciocínio lógico e até nossas relações sociais e pessoais.
É durante o sono que o nosso organismo se restaura e inúmeras funções, essenciais para a manutenção de uma boa saúde, acontecem.
Os óleos essenciais, quando inalados, atuam diretamente sobre o sistema límbico, o centro do controle emocional. Esta região é responsável por ativar o hipotálamo, uma das principais partes do cérebro. Este caracteriza-se por realizar o controle hormonal, regula as funções do sistema nervoso autônomo, e também comanda neurotransmissores como a serotonina.
O óleo essencial de lavanda, avaliado no presente estudo, é conhecido por suas propriedades analgésicas, antidepressivas, sedativa, relaxante e capaz de reduzir a pressão arterial e por tonificar as células do organismo.
Em apenas 20 minutos de inalação os efeitos já podem ser observados.
Zele por sua saúde, continuamente, com o auxílio dos óleos essenciais Laszlo!
Fonte: Laszlo Aromaterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário