LAVANDAS

LAVANDAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

MASSINHAS AROMÁTICAS

QUE TAL FAZER MASSINHAS AROMÁTICAS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM?
O uso dos óleos essenciais com as crianças é indicado por serem obtidos de forma natural (por destilação a vapor ou prensagem a frio), mantendo as propriedades terapêuticas das plantas e sem as contraindicações advindas do uso de produtos sintéticos da farmacologia.
Os óleos ao serem liberados no ar exercem suas propriedades medicinais através do sentido do olfato. Nosso nariz é um aparelho capaz de captar percepções e substancias, ligando-as diretamente ao cérebro, por sua vez, o cérebro organiza essas impressões em formas de funcionamento de todo o corpo. Além do funcionamento biológico da aromoterapia, os óleos e essências agem nos campos energéticos e ambientes, modificando as frequências vibracionais destes.
O aroma de cada planta contém seus segredos particulares, sendo possível utilizá-los para os mais variados fins terapêuticos. A técnica de aromatização não depende de muitos recursos, podendo ser utilizada em casa e na sala de aula em difusores de ambiente, ou por onde você for com colares difusores ou aromatizando as roupas.
Os benefícios pedagógicos advindos de sua utilização são diversos, além de estimular diferentes áreas do cérebro, os aromas facilitam o aprendizado ajudando na concentração e memória, e reduzindo o stress. Para conseguirmos desenvolver nossas capacidades devemos estar em harmonia com nós mesmos, com os outros, e com o Todo, sendo a utilização da aromoterapia colaboradora nesse sentido.
Indicações:
- Para acalmar e relaxar as crianças em momentos de muita agitação, ou ativar suas energias quando cansadas ou desanimadas.
- Em momentos em que a criança necessite concentração para estudo ou execução de alguma atividade.
- Para estimular as crianças quando estiverem cansadas ou com estafa mental nos períodos finais de estudos, ou para realização de atividades físicas;
- Para aliviar stress gerados por avaliações e provas.
- Para o tratamento de diversas doenças físicas e emocionais.
Podemos nos utilizar dos benefícios dos óleos essenciais de múltiplas formas em casa ou na sala de aula:
- Em difusores de ambiente;
- Em colares aromatizadores;
- Através de spray, vaporização, banhos e massagens;
- Pingando gotinhas nas naninhas e ursinhos;
- Nas massinhas de modelar;
- Na caixa sensorial;
- Em bolsinhas aromáticas;
- Em pastilha para banho, etc.
Como fazer massinha Aromáticas:
- 3 xícaras de farinha de trigo
-1/2 xícara de sal (usamos sal marinho)
- 3 colheres de sopa. de óleo de cozinha (usamos óleo de canola orgânico, mas você poderia usar gergelim, jojoba, ou outro óleo)
- 3 xícaras de água fervente
Coloração (usamos corantes de alimentos para massinha)
Como fazer:
1. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem.
2. Levar água a ferver. Misture a água quente e óleo.
3. Despeje a mistura quente sobre os ingredientes secos e misture bem.
4. Coloque a massa jogo em uma pia até que todos os ingredientes secos e úmidos estejam bem combinados.Amasse bem a massa ( redundância ), com as mãos e depois abra-a com um rolo
5. Divida-se com as bolas de massa.
6. Pegue uma bola e espalhe-a um pouco, adicione gotas de óleos essenciais (se você dividir mix original em 4 ou 5 bolas, cada bola vai receber cerca de 10-14 gotas de óleo essencial, de acordo com que os óleos essenciais que você usa e como forte você quer que ele seja).
Para a bola azul, nós adicionamos 10 gotas de óleo essencial de lavanda, a bola amarela - 12 gotas de Laranja Doce, a bola rosa - 12 gotas de grapefruit, a bola laranja - tangerina, e a bola verde - 10-12 gotas de Eucalipto Glóbulos .
7. Adicionar cerca de 10 gotas de corante escolhido com os óleos essenciais e, em seguida, amassá-la em conjunto. É preciso um pouco de força para amassar e para misturar os óleos e o corante para combinar com o material.
8. Uma vez que todos os ingredientes estejam bem combinados, a diversão continua!
9. Armazenar massinha em um recipiente de vidro para manter por um mês ou dois.
Outras sugestões:
Cor ----------- OE
Azul anis estrelado
Verde hortelã
Amarelo grapefruit
Rosa palmarosa
Laranja tangerina
Roxo lavanda
Vermelho lemongrass
8. Depois que os ingredientes estão bem misturados a diversão continua!
9. Para guardar, coloque em um recipiente de vidro devidamente fechado. Isto conservará a massinha por 1 ou 2 meses.
Agora é só deixar a imaginação da criançada fluir e boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário