LAVANDAS

LAVANDAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ÓLEOS ESSENCIAIS QUE AUXILIAM NO EQUILIBRIO PARA O SENTIMENTO DE CULPA



A culpa é o sentimento que vem de nós. Vem da crença de que é errado errar, que devemos ser castigados pelos erros cometidos. O sentimento de culpa é a punição que damos a nós mesmos pelo erro cometido. Errar é humano, permanecer no erro já são outros quinhentos, o erro faz parte da natureza humana, ele é necessário à nossa vida; na maioria das vezes, só crescemos através do erro. Como é que a gente cresce? Fazendo a coisa certa, e como sabemos que tal coisa é certa? Quando certamente erramos, daí crescemos.
O sentimento de Culpa é um dos mais fortes dentro de nós, se esconde atrás de nossas tristezas e frustrações, de nossas insatisfações na vida, de nossos tédio e angústias. “Eu não deveria”, este é o ponto x do sentimento de culpa, ai está a base da grande tortura da culpa, o conflito entre o que não fomos e a ansiedade de como deveríamos ter sido. As nossas lamentações pelos acontecimentos do passado nos faz gastar muita energia.
A chave para resolver as questões do sentimento de culpa, é o autoperdão. Alinhado ao autoperdão, alguns óleos essenciais podem ajudar neste recomeço para a sua cura e também a livra-se de vez das lamentações causadas por causa dessa prisão ao erro e a autopunição.
Algumas sugestões:
- Lavanda: Servirá para trabalhar na cura da culpa, remorso, angústia, auto condenação, culpa profunda relacionada a sofrimento, encoraja aceitação de situações dolorosas, cura de dores mentais relacionadas a culpa, impulsiona a uma solução, além de combater insônia causada pela turbulência de pensamentos por causa da culpa
Sem contra indicação, este óleo é maravilhoso.
Cuidado com exagero poderá ficar com muita sonolência.

- Hortelã pimenta: ajuda a digerir culpa, dissipa sentimentos de culpa decorrentes de dor emocional, descongestionante e estimulante mental, purificador da mente congestionada por pensamentos conflitivos e emoções confusas, clareia a névoa mental, medo das consequências que podem advir de suas ações, acalma crises intensas de raiva, sobretudo quando há encobrimento de uma verdade interna.
Não usar se estiver fazendo tratamento homeopático.
Não usar a noite – é um estimulante.
Não usar se estiver grávida.
Não usarem criança menores de 7 anos.
Não usar diretamente na pele, pode causar irritação.

- Limão: O limão representa o desejo e a alegria de viver, amenizando a raiva acumulada/ represada, mágoas e ressentimentos ocultos, reprimidos ou camuflados.
Pode irritar a pele (se fizer o uso na pele).
Use em difusores elétricos, a base de vela ou no difusor pessoal.

É de grande importância que os pais sejam bons modelos, os quais apresentam uma visão positiva de si mesmo para que seus filhos possam aprender pelo exemplo. Quando uma criança (ou adulto) tem auto conceito positivo sobre si mesmo, eles tem poder de ação e são protegidas. Entender a si mesmo, suas crenças, pontos fortes e seus pontos fracos somente fortalece a capacidade para entender, suportar, e lidar com situações difíceis e tomada de decisões.~

A autoestima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender os problemas, tolerância em ambiente hostil e paciência nas adversidades), ela confere o direito de sermos felizes.
Três níveis de autoestima que podem ser apresentados por um indivíduo, e o modelo ideal de autoestima.
Alto nível de autoestima - Significa sentir-se confidentemente adequando à vida, isto é, competente e merecedor.
Baixo nível de autoestima - Significa sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas errado como pessoa.
Médio nível de autoestima -Significa flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento - as vezes agindo com sabedoria, outras como um tolo - reforçando portanto a Incerteza.
Idealmente falando - Todos nós deveríamos desfrutar de um alto nível de autoestima, vivenciando a gostosa sensação de que a felicidade nos é adequada. Infelizmente, muitos sofremos de sentimentos de inadequação, insegurança, dúvidas, culpa e medo de participar da vida plenamente.
Desenvolver autoestima é desenvolver a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade e, portanto capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo que nos ajudam a atingir nossas metas e a nos sentirmos realizados.

Óleos essenciais sugeridos com possíveis atuação na construção da autoestima positiva:
CAMOMILA romana e alemã - desenterram sentimentos de raiva e frustração e redirecionam a energia do fígado para ações construtivas; confere equilíbrio para a ação do sistema nervoso. Calma mental e emocional.
LAVANDA - O óleo da calma e do harmonia para os tempos difíceis, confere paz para os momentos de tomada de decisão.
VETIVER - o óleo do equilíbrio e da tranquilidade; confere sensação de adequação e senso de pertencimento, confere auto respeito.
TOMILHO– o óleo da bravura, confere coragem visceral para que o indivíduo possa se abrir para o mundo sem medo de ser julgado ou criticado.

JUNIPER BERRY - o óleo da timidez e da insegurança, confere auto confiança
ROSA – o óleo da cura para as feridas emocionais profundas, confere paz, entendimento e cura para todo tipo de sofrimento estagnado no coração. Óleo de ação libertadora de questões emocionais antigas.
FRANKINCENSE – óleo divino, confere confiança na providência divina, que sempre proverá exatamente o que necessitamos para evoluirmos em todos os níveis.
CÍTRICOS - os óleos de Laranja, Mandarim, Graprefruit, Bergamota e Limão são todos excelentes para ajudar a na construção da autoestima positiva
Quanto mais elevado for nosso nível de autoestima, maiores serão as nossas possibilidades de mantermos relacionamentos saudáveis, em vez de destrutivos, pois assim como o AMOR atrai o AMOR, a saúde atrai a saúde, a vitalidade e a comunicabilidade atrai mais do que o vazio e o oportunismo, atrai vida em abundância.
Fonte para autoestima Nathaniel Branden


Um comentário: