LAVANDAS

LAVANDAS

domingo, 15 de abril de 2018

VOCÊ SABIA QUE NO DIA 14 DE MAIO COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO CAFÉ?



Conheça seus poderosos óleos essenciais!

Ele esquenta dias frios, inaugura o amanhecer e acalanta corações abatidos. É pausa no meio da tarde, convite para reencontros e companhia para quando se quer espairecer.

O café é um dos aromas mais adorados do mundo e além da célebre bebida consagrada em nosso cotidiano, também produz óleos essenciais com seu característico perfume.

Você já conhece suas propriedades terapêuticas?

Na Laszlo temos duas variedades de óleos essenciais extraído do café: o café verde e café torrado. Ambos possuem propriedades semelhantes e diferem-se pelo seu aroma.

- ÓLEO ESSENCIAL DE CAFÉ TORRADO:

Possui o aroma característico do café recém passado.
É um óleo especial para uso cosmético, pois atua estimulando o metabolismo do corpo. Quando empregado em massagens auxilia na redução de medidas ao ativar a lipólise, quebra de lipídios no tecido adiposo.
Possui propriedades antioxidantes, contribuindo para a integridade e tônus da pele, deixando-a mais firme e rejuvenescida, atuando na redução de rugas e linhas de expressão. Viabiliza a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalecendo o cabelo e estimulando seu crescimento.
É útil para desodorizar ambientes, retirando cheiros desagradáveis e incômodos.
No campo emocional auxilia no combate de estados depressivos, mau humor, sono e apatia. É um óleo estimulante, trazendo energia e disposição física e mental.

- ÓLEO ESSENCIAL DE CAFÉ VERDE

É extraído dos frutos secos e possui o aroma característico das folhas verdes de café.
Apresenta maior concentração de diterpenos quando comparado ao café torrado, agregando, portanto, maior potencial antioxidante. Possui poderosa atuação rejuvenescedora e protetora da pele, agindo como protetor solar.
É um óleo altamente estimulante e tonificante, ativa a circulação local, sendo especialmente eficaz para a redução de gordura localizada. Estudos demonstraram que o ácido clorogênico, componente encontrado apenas em grãos verdes, favorece em até 10% a mais na redução do peso.
Estudos demonstraram que os componentes caveol e cafestol, encontrados neste óleo, foram capazes de aumentar em 600% a atividade da GSH (enzima antioxidante glutationa-S-transferase) no fígado e 700% no intestino delgado de animais. Os resultados foram três vezes superiores aos efeitos de BHA (3-tert-butil-4-hidroxianisol) uma das mais potentes substâncias capazes de aumentar a atividade da GSH.
Apresenta potencial fotoprotetor, podendo ser usado como protetor solar. É capaz de bloquear a radiação UVB, protegendo a pele dos danos nocivos do sol. Fortalece a camada externa da pele, nutrindo e aumentando a barreira de proteção cutânea, evitando agressões externas e impedindo a perda de água, que permite a hidratação da pele.

No campo emocional auxilia no combate de estados depressivos, mau humor, sono e apatia. É um óleo estimulante, trazendo energia e disposição física e mental.

Fonte: Laszlo Aromaterapia.

ÓLEO ESSENCIAL DE ERIGERON

ÓLEO ESSENCIAL DE ERIGERON AUXILIA PROBLEMAS NO SISTEMA SANGUÍNEO E LINFÁTICO
O corpo humano, assim como uma caixa de fiação, interliga-se por diversos “fios” e condutos, que juntos distribuem sangue, oxigênio e energia por todo o corpo.
São eles as veias, artérias e vasos sanguíneos, que integram e compõe o sistema circulatório, garantindo a manutenção de todas as atividades metabólicas do nosso organismo.
Quando a passagem do fluxo de sangue é comprometida por alguma disfunção nos vasos sanguíneos, surgem doenças como a trombose, flebite, aterosclerose, podendo também afetar as atividades do coração, provocando quadros graves como o infarto.
Você sabia que o óleo essencial de erigeron pode auxiliar problemas no sistema sanguíneo e linfático?
Este óleo associa em sua composição química cumarinas e mono e sesquiterpenos, que lhe conferem eficiente potencial de recuperar veias e artérias obstruídas por trombos, coágulos, placas ou inflamações, viabilizando a circulação sanguínea. Alem disso, ele auxilia a fluidificar a linfa, facilitando seu escoamento, além de ser um bom tonificante renal, de qualidades diuréticas.
A ocorrência de AVC, comumente conhecido como derrame ou ataque cardíaco, desenvolve-se através da obstrução de vasos sanguíneos, que impedem a chegada do sangue ao cérebro e coração, áreas vitais para a manutenção da vida. O óleo essencial de erigeron, pode, portanto, ajudar na prevenção de quadros desta natureza.
É um óleo rico em espatulenol, principio ativo do óleo de Ledum ou chá-da-groenlândia (L. palustris) que o torna tão especial para tratar dos rins. Este composto possui tropismo com a área renal, contribuindo na diurese de toxinas e eliminação de excesso de líquido acumulado nos tecidos. Além disso, a alta concentração de d-limoneno no óleo de erigeron o torna um excepcional depurador do fígado. A presença de furanocumarinas, como o bergapteno, gabarita a este óleo certas propriedades anti-coagulantes e de desobstrução de vasos, e os bergamotenos, sesquiterpenóides, conferem a este óleo potencial anti-inflamatório.
O erigeron (Erigeron canadensis) é uma planta aromática nativa da América do Norte, que costuma crescer abundantemente em lugares abertos. É conhecida no Brasil como buva ou erva-lanceta. Dentre suas qualidades terapêuticas também se destaca como descongestionante do fígado e estimulante dos órgãos que produzem as células se xuais, podendo auxiliar casos de retardo no desenvolvimento da puberdade.
No campo emocional, a energia do erigeron auxilia pessoas com dificuldade de socializar ou que se sintam constantemente desconfortáveis ao compartilhar ambientes com muitas pessoas.
COMPOSIÇÃO CROMATOGRÁFICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ERIGERON LASZLO:
Constituinte ID %
1 α -pineno 4,7
2 sabineno 11,8
3 α-terpineno 1,3
4 limoneno 50,3
5 carvona 1,1
6 cariofileno 1,9
7 α-trans-bergamoteno 8,1
8 α-cis-bergamoteno 2,4
9 germacreno d 1,3
10 espatulenol 4,7
11 bergapteno 0,7
Cuidado.: Evite o uso "local na pele" deste óleo com posterior exposição da área ao sol, pois a presença de furanocumarinas pode ocasionar manchas.

Fonte: Laszlo Aromaterapia.

sábado, 7 de abril de 2018

AROMATERAPIA PARA O CARNAVAL


Para um Carnaval super energético…

BANHO – Para o banho da véspera das festas, sugiro o uso do sal grosso – famoso pelo poder de afastar o cansaço – e Óleos Essenciais e Vegetais que têm propriedades tônicas, relaxantes musculares e energizantes. Pode-se usar a sinergia em uma jarra com água para último enxágue no banho ou na banheira:
- 2 litros de água;
- 3 colheres (sopa) de sal grosso;
- 10 gotas de Óleo Essencial de Alecrim;
- 5 gotas Óleo Essencial de Pimenta Negra;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Mandarina.
Jogue o preparo como último enxágue, do pescoço para baixo.
Para banhos de imersão, encha a banheira com água morna (34ºC a 38ºC) e somente depois acrescente os óleos essenciais. O ideal para esses banhos (de ofurôs, banheiras) é dissolver 2 colheres de leite em pó em um copo de água e acrescentar os óleos essenciais a esta mistura (já que os óleos não diluem na água pura). Outra opção é diluir os óleos essenciais em uma colher de óleo vegetal ou mel antes de colocá-los na banheira. Alguns autores indicam o uso de 20 gotas de óleos essenciais para o banho, outros indicam 15 gotas e, ainda há um terceiro grupo de autores, que indicam de 6 a 8 gotas. Eu, particularmente, prefiro ficar na média.... então costumo usar entre 10 e 15 gotas (apenas para banhos de imersão). Se quiser, acrescente à água 4 colheres (sopa) de sal grosso.
Banho de energia 1:
4 gts mandarina
3 gts alecrim
2 gts hortelã-pimenta
Banho de energia 2:
5 gts petitgrain
3 gts bergamota
2 gts pimenta negra
Banho de energia 3:
4 gts grapefruit
4 gts de gengibre
2 gts ylang-ylang
Banho de energia 4:
5 gts alecrim
3 gts manjericão
2 gts gerânio

PERFUME PESSOAL – Crie, em um vidro de 30 ml, um perfume marcante e personalíssimo, e que auxiliará nas festas a não sentir cansaço. São gotas mágicas de alegria e refrescância e, claro, sensualidade bem feminina, que podem ser usadas o ano todo. Basta tomar o cuidado de não aplicar a mistura em áreas muito sensíveis – como pulsos e pescoço –ou expostas ao sol.
- 10 gotas de Óleo Essencial de Gerânio;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Mandarina;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Pachouli;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Petitgrain;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Palmarosa;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Sândalo Amyris.
Colocar estes óleos em Óleo Vegetal de Jojoba, que é uma cera líquida que não rancifica, sendo ideal para usar em perfumes pessoais ou em óleo pós-banho.
Outra dica é levar com você um vidro de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta e, toda vez que se sentir um pouco cansada, sente e respire um pouco. Você ficará energizada a noite inteira para aproveitar as noites de Carnaval.

FESTA: perfume de humor, difusor pessoal;
Perfume de humor: uma experiência mágica! Use algumas gotinhas desse perfume nos pulsos, na nuca e atrás das orelhas.
10 ml de óleo vegetal de jojoba ou amêndoas
5 gts sândalo amiris
5 gts petitgrain
5 gts de lavanda
5 gts mandarina
3 gts ylang-ylang
Difusor pessoal: para te acompanhar a festa toda! Use no aromatizador pessoal apenas 1 gota de cada óleo essencial.
Hortelã-pimenta + alecrim
Grapefruit + canela
Laranja doce + noz moscada

PARA FICAR COM BASTANTE DISPOSIÇÃO E ENTRAR EM RITMO DE FESTA.
No aromatizador ambiental, coloque:
2 gotas de óleo essencial de tangerina
2 gotas de óleo essencial de grapefruit
1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta
Cuidado! Proibido para hipertensos e epiléticos

APROVEITE A FESTA I.
Para estimular o bom humor e a euforia durante o Carnaval.
Coloque 1 gota de óleo essencial de tangerina no aromatizador pessoal
E, para relaxar depois de uma noite de festa, aqui vão algumas dicas que te deixarão revigorados e prontos para começar tudo de novo.

PÓS-FESTA: Banho pós-festa, pedilúvio, óleo de massagem, difusor de ambientes

RESSACA: Os óleos essenciais podem aliviar as dores de cabeça, a sensação de náusea, clarear a mente, eliminar a apatia e letargia que acompanham uma ressaca.
Compressa:
1 tigela com 500ml de água fria (17 a 21°c)
1 colher de sopa de álcool ou mel
1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta
2 gotas de óleo essencial de lavanda
Preparo: Após diluir os óleos essenciais no álcool ou mel acrescentar na tigela com água. A Gase ou pano deve ser levemente torcido após emergir na água fria.

AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL: Para clarear a mente e espantar a letargia
Utilize para ambientes de 20m²:
2 gotas de óleo essencial de limão
2 gotas de óleo essencial de manjericão
Preparo: Acrescente um pouco de água ao aromatizador elétrico ambiental e insira as gotas de óleos indicadas.





BANHOS PÓS-FESTA: PREPARANDO PARA DESACELERAR...
Banho relaxante:
4 gts manjerona
4 gts lavanda
2 gts palmarosa
Banho desintoxicante:
3 gts cipreste
2 gts manjericão
2 gts gerânio
Banho desintoxicante 2:
5 gts junipero
3 gts gerânio
2 gts limão
Banho para dores musculares:
4 gts sálvia esclaréia
4 gts manjerona
2 gts alecrim

PEDILÚVIO: PARA PERNAS E PÉS CANSADOS, acrescente em 4 litros de água fria (17ºC a 21ºC) os óleos essenciais indicados diluídos em 1 colher (sopa) de mel.
Para dores musculares:
1 gt lavanda
1 gt hortelã-pimenta
1 gt cipreste
Para o cansaço:
2 gts limão
2 gts cipreste
1 gts alecrim*
(*O óleo essencial de alecrim é contraindicado para hipertensos)

PARA RELAXAR
2 gts lavanda
1 gt ho wood
Óleo de massagem: pode-se usar como complemento após o banho ou pedilúvio, para ajudar a aliviar o cansaço...
30 ml óleo vegetal de germe de trigo
8 gts lavanda
4 gts alecrim
3 gts canela
Difusor de ambientes: para preparar o quarto para um sono reparador, coloque no difusor elétrico os óleos abaixo e complete o recipiente com um pouco de água:
Relaxante 1:
7 gts lavanda
3 gts benjoim
Relaxante 2:
5 gts lavanda
5 gts laranja doce
Relaxante 3:
7 gts lavanda
3 gts vetiver

ESCALDA-PÉS
Para o cansaço de pular uma noite inteira, faça um escalda pés frio com:
- 2 litros de água;
- 2 colheres de sal grosso;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta, para vascularizar e diminuir as dores nos pés e pernas;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos, para aumentar o frescor, e diminuir, em conjunto com a Hortelã Pimenta, as dores nos pés e pernas, aumentando a vascularização;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, para aquecer e harmonizar a sinergias dos três óleos essenciais.
Esta sinergia poderá ser usada em escalda pés, em banhos, na jarra, ou em banheiras e deve ser passada nas pernas e pés.

DORES NAS PERNAS E PÉS
Outra receita para auxilio da vascularização após ter dançado a noite inteira, ajudando a evitar varizes e vasos capilares e diminuindo as dores nas pernas e pés:
- 2 colheres de sopa de Gel Aloe Vera (que equivale a 20 gramas);
- 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Cipreste;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.
Para quem dançou e pulou a noite inteira, a dor nas pernas e nos pés é inevitável.
Pedilúvio Frio
Você vai precisar de:
Bacia para os pés
4 litros de água fria (17 a 21°C)
1 colher de sopa de álcool de cereais ou mel
2 gotas de óleo essencial de limão
2 gotas de óleo essencial de cipreste
1 gota de óleo essencial de alecrim
Preparo: Diluir as gotas de óleo essencial no álcool ou mel e acrescentar na água que está na bacia.
Duração: 3 a 5 minutos. Respeite o tempo recomendado, pois exposição prolongada em água fria não possui efeito terapêutico.
Cuidado: O óleo essencial de alecrim é contraindicado para hipertensos.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS NO ABDOMEN E A SENSAÇÃO DE PESO NAS PERNAS!
Em 2 colheres de sopa de creme neutro, misture 2 gotas de óleo essencial de Erva doce + 2 gotas de óleo essencial de Cipreste + 2 gotas de óleo essencial de Manjerona.
Aplique no abdome massageando em sentido horário, e nas pernas sentido pés até o joelho.

DESINTOXIQUE E RELAXE SEU CORPO
Esta receita reduz os sintomas causados pelo acúmulo de toxinas no organismo e relaxa o corpo.
Banho de imersão: em banheira com água morna (34 a 38°c)
Acrescente na água 4 colheres de sopa de sal grosso – que será um adjuvante terapêutico, auxiliando os tecidos a liberarem toxinas e melhorar o equilíbrio da pressão osmótica das células. Além disso, é muito utilizado para eliminar energias negativas causadas pelo estresse do dia a dia.
3 gotas de óleo essencial de cipreste
2 gotas de óleo essencial de manjericão
2 gotas de óleo essencial de gerânio
1 colher de sopa de mel
Preparo: Diluir as gotas dos óleos essenciais em uma colher de sopa de mel e acrescentar na água da banheira.
Duração: 20 a 35 min.
DICA: Para quem não tem banheira, a sugestão é fazer um óleo pós-banho personalizado. Você vai utilizar a mesma quantidade de óleo essencial indicada anteriormente, só que diluída em 100ml de óleo vegetal de semente de uva. Modo de uso: Aplique na região desejada e massageie suavemente.

TONIFICAR OS MÚSCULOS
pode ser usado após o banho:
- 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva (que equivalem a 20 ml);
- 5 gotas de Óleo Essencial de Cipreste;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda.
Fazer esta sinergia e passar no corpo todo, após o banho, com o auxilio de uma bucha vegetal, sempre com movimentos circulares a partir dos pés em direção à virilha, em movimentos leves, mas constantes. Fazer o mesmo movimento nas partes interna e externa das coxas, como se fosse uma drenagem.
No abdômen, fazer movimentos em direção virilha, nos flancos e nos seios, em direção às axilas. É importante que o movimento seja feito no sentido correto para que você retire todas as toxinas de seu organismo, promovendo uma desintoxicação do organismo como um todo.

RECEITA ENERGIZANTE E REVITALIZANTE
Pedilúvio frio
4 litros de água fria (17° a 21°C)
Acrescente 2 colheres de sal grosso
2 gotas de óleo essencial de cipreste
2 gotas de óleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de eucalipto
Diluir as gotas de óleo essencial em um colher de sopa de mel e acrescentar na água.
Cuidado: Óleo essencial de alecrim é contra-indicado para hipertensos.

REVITALIZAÇÃO DO AMBIENTE
Aromatização – E para promover um ambiente de descanso pós-festas, é importante a revitalização do ar de sua casa. Coloque, no Aromatizador Plug:
- 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda;
- 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta;
- 10 gotas de Óleo Essencial Mandarina, que revitaliza as atividades mentais e emocionais.
Além de ter aroma fresco e super agradável, esta sinergia ajudará o descanso.
Difusores de ambiente: vai reunir os amigos e fazer uma concentração antes da festa? Utilize os óleos essenciais no difusor elétrico e contagie a todos!
Energizante 1:
4 gts hortelã-pimenta
4 gts alecrim
4 gts junípero
Energizante 2:
5 gts canela
5 gts gengibre
2 gts cravo
Energizante 3:
6 gts café torrado
4 gts cardamomo
2 gts hortelã-pimenta

PARA O DIA SEGUINTE: quem abusou durante a festa pode amenizar os "efeitos colaterais" com alguns óleos essenciais. As receitinhas abaixo são da Daiana Petry, da Harmonie Aromaterapia. Elas ajudam a eliminar a apatia e letargia que acompanham a ressaca.
Compressa
1 tigela com 500ml de água fria (17 a 21°c)
1 colher (sopa) mel (ou álcool de cereais)
1 gt hortelã pimenta
2 gt lavanda
Após diluir os óleos essenciais no álcool ou mel acrescentar na tigela com água.
Utilize gaze ou um pano como compressa, que deve ser levemente torcido após emergir da água fria.
No difusor: para clarear a mente e espantar a letargia, coloque no difusor elétrico os óleos abaixo e complete o recipiente com um pouco de água:
2 gts limão
2 gts manjericão
PRECAUÇÕES
* Atenção para a quantidade de óleos essenciais no chuveiro: de 3 a 5 gotas apenas;
* Para pedilúvios, use 3 gotas a 5 gotas de óleo essencial;
* Muito cuidado com os óleos cítricos, de especiarias e de hortelã-pimenta, pois estes podem "queimar" ou irritar a pele. Neste caso, não use mais que três gotas;
* Antes de utilizar qualquer óleo essencial, verifique as contraindicações;
* Em caso de dúvidas, consulte um aromaterapeuta qualificado.

ACORDAR BEM
Para acordar com o pé direito e pronta para mais um dia maravilhoso pingue 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta no seu colar aromático ou nos pulsos, inalando profundamente este aroma doce e refrescante.

ALEGRIA
Existem óleos essenciais que podem potencializar e prolongar a sensação de ALEGRIA, VITALIDADE, RENOVAÇÃO E BEM ESTAR que traz esta estação do ano...
Experimente colocar em seu aromatizador ambiental 3 gotas de óleo essencial de tangerina e 2 gotas de óleo essencial de erva doce com um pouco de água. Delicie-se...

ALEGRIA, ALEGRIA
1 gota de petigrain
2 gotas de tangerina
1 gota de citronela
Super cheiro de Natureza, leve e refrescante! Inspire do jeito que quiser, no aromatizador pessoal, nas mãos (longe do sol!!! ou seja... melhor não!) ou no difusor elétrico! Eleve a cabeça, alinhando a coluna vertebral e sinta-se profundamente agradecido por tanta coisa boa que temos na vida. Chega de lamentação! Esqueça tudo que há de "não tão bom" e sorria!

ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO
Esta difusão é para gerar uma ambiente de alegria e descontração. Pingue 8 gotas de OE de mandarina, 2 gotas de OE de may chang e 4 gotas de OE de ho wood no seu difusor de aromas e aproveite!

ALEGRIA EM AMBIENTES
Utilize óleos essenciais cítricos para criar uma atmosfera tranquila e amigável. Com 8 gotas de óleo essencial de petitgrain, 2 gotas de laranja doce e 2 gotas de grapefruit em um difusor ambiental você tem o aroma perfeito para curtir a casa no fim de semana, convidar os amigos ou apenas relaxar.

APROVEITE A FESTA II.
Para estimular o bom humor e a euforia durante o Carnaval.
Coloque 1 gota de óleo essencial de tangerina no aromatizador pessoal.

PREPARE-SE PARA A FOLIA!
Para ficar com bastante disposição e entrar em ritmo de festa.
No aromatizador ambiental, coloque:
2 gotas de óleo essencial de tangerina
2 gotas de óleo essencial de grapefruit
1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta
Cuidado! Proibido para hipertensos e epiléticos

CÃIMBRAS
Cãimbras musculares (compressa quente): alecrim, manjerona, pimenta-do-reino;

CALOSIDADE
Calosidades (compressa quente): limão, tea tree;

DESINTOXIQUE E RELAXE SEU CORPO PÓS CARNAVAL
Esta receita reduz os sintomas causados pelo acúmulo de toxinas no organismo e relaxa o corpo.
Banho de imersão: em banheira com água morna (34 a 38°c)
Acrescente na água 4 colheres de sopa de sal grosso – que será um adjuvante terapêutico, auxiliando os tecidos a liberarem toxinas e melhorar o equilíbrio da pressão osmótica das células.
Além disso, é muito utilizado para eliminar energias negativas causadas pelo estresse do dia a dia.
3 gotas de óleo essencial de cipreste
2 gotas de óleo essencial de manjericão
2 gotas de óleo essencial de gerânio
1 colher de sopa de mel
Preparo: Diluir as gotas dos óleos essenciais em uma colher de sopa de mel e acrescentar na água da banheira.
Duração: 20 a 35 min.
DICA: Para quem não tem banheira, a sugestão é fazer um óleo pós-banho personalizado.
Você vai utilizar a mesma quantidade de óleo essencial indicada anteriormente, só que diluída em 100ml de óleo vegetal de semente de uva.
Modo de uso: Aplique na região desejada e massageie suavemente.

ÓLEOS DE BANHO ESTIMULANTES E AFRODISÍACOS
Além da higienização do corpo, um banho revigorante é excelente para te preparar para um dia intenso de folia, pois ajuda a liberar endorfina, te dando ainda mais disposição para curtir com os amigos. Você pode ainda preparar um óleo de banho com óleos essenciais estimulantes, que agregarão suas propriedades terapêuticas e tornarão seu banho ainda mais especial.

Para prepará-lo é simples, misture:
- 5 gotas de OE alecrim
- 5 gotas de OE louro
- 30 ml de óleo vegetal de amêndoas ou qualquer outro óleo vegetal de sua preferência.

Utilize durante o banho, enxaguando em seguida. Você pode preparar seu próprio óleo de banho, escolhendo outras fragrâncias estimulantes como: alecrim, limão-siciliano, gengibre, manjericão, mandarina ou laranja.

Para óleos fotossensíveis como os cítricos, outra opção é colocar algumas gotas do óleo essencial escolhido em uma gaze, envolvendo-a com outra gaze, formando um saquinho aromático. Amarre-o ao chuveiro e o vapor d’água ajudará a liberar o óleo enquanto você toma banho.

O óleo de alecrim renova as energias, purifica e restaura as forças. O louro é considerado um símbolo da vitória, seu óleo estimula a motivação e o ânimo.

Para um banho afro disí aco você pode utilizar os óleos essenciais de acácia mimosa, nardo, patchouli, gerânio, vetiver ou ylang ylang.

GEL ANTISSÉPTICO PARA HIGIENIZAR AS MÃOS
Durante os dias de folia é comum passarmos muito tempo fora de casa e utilizarmos banheiros públicos, deixando nossas mãos expostas a uma série de patógenos. Você pode preparar um gel antisséptico natural, com óleos essenciais, para carregar na bolsa e fazer a assepsia de suas mãos onde quer que estiver.

Para isto, misture:
- 150 ml de álcool de cereais
- 50 ml de gel de babosa
- 45 gotas de óleo essencial

Você pode desenvolver seu próprio gel com óleos antissépticos que mais lhe agradarem como cravo, eucalipto citriodora, manuka, tea tree, abeto prata. Coloque em um pequeno frasco borrifador e leve para onde quiser!

Outra opção é adicionar ao Aloe gel da Laszlo algum dos óleos antissépticos da receita acima e pronto.

A Laszlo deseja a todos um carnaval cheio de sorrisos, boas histórias, encontros e partilhas! Que saibamos preservar esta alegria da folia durante todos os dias do ano!

Já escolheu qual vai ser a sua fantasia neste carnaval? Conta para a gente nos comentários.

Ah, e se você for beijar muito na boca, fica a dica de pingar antes 1 gotinha de óleo essencial de rosa-de-damasco a 10% da Laszlo. Além dela trazer um perfume de rosas que dá uma impressão incrível no beijo, melhora o hálito e é antisséptico.

Fontes: Laszlo, By Samia, Phytoterápica, Terra-Flor, Harmonie.