Com a chegada do outono ficamos mais vulneráveis a dores no corpo, gripes, resfriados e alergias. A tendência é ficarmos mais encolhidos e, como os dias são mais frios, relaxamos na hora de ir a academia. Desta forma, acabamos contraindo mais a musculatura e deixamos nosso corpo ainda mais propenso às dores.
Para aquecer o corpo, aumentar a disposição e reduzir a chance de contrair doenças, vale conhecer dois óleos essenciais: canela e gengibre.
CANELA
A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia. Seu nome científico, "Cinnamomum zeylanicum", é derivado da palavra indonésia "Kayumanis" que significa "madeira doce". Na mitologia grega, Fênix recolhia galhos de mirra, nardo e canela para fazer a fogueira sagrada. É considerada um símbolo de sabedoria e foi usada na antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China.
Na Aromaterapia é um óleo quente, estimulante, sedativo, aromático e digestivo. Fazer uma massagem corporal ou nos pés com óleos à base de canela ajuda a relaxar a musculatura e aquecer o corpo.
Passo-a-passo para uma automassagem:
• Utilize 30 ml de óleo vegetal de copaíba ou semente de uva, e misture bem com três gotas de canela e três gotas de lavanda. Umedeça as mãos com um pouco desse óleo e esfregue-as. Depois massageie a nuca, o pescoço e os ombros, com movimentos suaves.
• Feche as duas mãos e posicione os dedos ao lado da coluna. Faça movimentos circulares na área torácica e lombar, descendo até ao base da coluna. Repita duas vezes o movimento.
• Massageie as solas dos pés, com os polegares pressionando cada ponto, cobrindo toda a superfície dessa região.
• Com a mão fechada, dê pequenas batidas sobre o calcâneo e, depois, com as mãos abertas, por toda a sola do pé.
• Faça o mesmo movimento nos dedos dos pés. Termine deslizando a mão por todo o dorso e sola.
Além de aquecer o corpo, no aspecto emocional a canela trabalha a coragem de mudar padrões, inflexibilidade e mágoas. Estimula bons pensamentos e energias. Por ser um óleo quente, deve-se evitar o uso na gravidez.
GENGIBRE
O gengibre, cujo nome científico é Zinger Officinali, é uma planta nativa da Índia. Com muitos benefícios à saúde, é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial: é um excelente anti-inflamatório, muito útil nas dores, analgésico, antisséptico, expectorante, aquecedor, antibactericida, laxativo e estimulante do apetite.
O óleo de gengibre em massagens ajuda nos problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para gota, artrite, dores de cabeça e coluna, além de ajudar na congestão nasal. Abaixo, Sonia Hirsch ensina como fazer.
Receita de Compressa Quente de Gengibre, dica de Sonia Hirsch:
• Em uma panela grande, coloque três litros de água para ferver. Enquanto isso, rale 200g de gengibre, com casca e tudo, na parte mais fina do ralador, com movimentos circulares. Quanto mais maduro, cascudo e fibroso o gengibre, melhor. Embrulhe num paninho de fralda.
• Quando a água estiver quase fervendo apague o fogo, ponha a trouxinha de gengibre dentro, tampe e deixe descansar uns 15 minutos. A trouxa evita que os farelos de gengibre grudem e irritem a sua pele.
• Pegue duas toalhas de banho pequenas, dobre ao meio e torne a dobrar em diagonal. Mergulhe ambas na panela, tire uma, torça e aplique sobre o ventre ou sobre os rins, cobrindo logo com um cobertor de lã.
• Espere um pouco e quando sentir que começou a esfriar, torça a segunda toalha e coloque-a sobre a primeira. Depois de alguns segundos, retire a primeira toalha e devolva à panela, para logo depois tirar, torcer e aplicar sobre a outra. Faça esse procedimento sucessivamente, durante meia hora, ou até a pele ficar muito vermelha.
• Para manter quente o caldo de gengibre você vai precisar de um fogareiro elétrico, braseiro ou réchaud. Não use nenhum tipo de plástico ou tecido sintético para cobrir a compressa de gengibre ou de qualquer outro material: somente algodão.
Falando um pouco do aspecto emocional o gengibre reanima as emoções, combate a fadiga, aquece o coração, trabalha a limpeza energética. Segundo a aromaterapeuta Gorethi Moura, "o que mais chama atenção para o Gengibre, no entanto, está na sua simbologia. Planta de qualidade yang e relacionada com o planeta Marte, é um óleo que trabalha o poder pessoal e a energia da terra. Traduzo este óleo como aquele que a natureza nos presenteou para nossos processos de conquistas", afirma.
Para o escritor Gabriel Mojay (Aromatherapy for Healing the Spirit), três palavras "sintetizam" esta erva, apreciada desde à Antiguidade e nativa do sudeste da Ásia: autoconfiança, iniciativa e realização. No livro Daily Aromatherapy (Joni Keim & Ruah Bull), o óleo essencial de Gengibre é indicado para manifestar os nossos sonhos. Atenção: óleo essencial de gengibre pode causar irritação em alguns tipos de pele, utilize com moderação e em caso de irritação suspenda seu uso.
UTILIZAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE CANELA OU GENGIBRE.
• Para massagens corporais ou pós-banho: 30 ml de óleo vegetal de semente de uva, amêndoas doces ou copaíba.
• Coragem para mudar: três gotas de óleo essencial de Gerânio + três gotas de óleo essencial de Canela.
• Estimular o lado masculino da mulher, o da ação: duas gotas de óleo essencial de Canela + duas gotas de óleo essencial de Limão + duas gotas de óleo essencial de Lavanda.
• Amenizar dores musculares: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial de Gengibre + 2 gotas do óleo essencial de Alecrim ou Camomila Romana. Em casos de hipertensão, não usar o óleo essencial de Alecrim.
• Cólicas menstruais: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial Sândalo + duas gotas de óleo essencial de Eucalipto Globulus.
• Impurezas no ambiente: três gotas do óleo essencial de Gengibre + três gotas do óleo essencial de Lavandim+ três gota do óleo essencial de Alecrim + três gotas do óleo essencial de Citronela.
• Inflamações da garganta: quatro gotas do óleo essencial de Gengibre + duas gotas do óleo essencial de Lavanda.
No aromatizador pessoal, utilize de duas a três gotas de óleo essencial em algodão, dentro do colarzinho. No aromatizador elétrico, utilize de cinco a seis gotas de óleo essencial e um pouquinho de água.
Spray para iniciativa alegre e abundante:
. 100 ml de álcool de cereais
• 12 gotas do óleo essencial de Laranja doce (Citrus sinensis var. dulcis)
• 08 gotas de Ylang ylang (Cananga odorata)
• 05 gotas de Gengibre (Zingiber officinalis)
Caso queira fazer uso desta sinergia em um colar (difusor pessoal), coloque estas 25 gotinhas em um vidro pequeno ambar (escuro), com gotejador, e uma ou duas vezes ao dia, pingue uma ou duas gotas no colar. Garanto que vai se apaixonar, mas caso o aroma não seja confortável, busque informações sobre os óleos que compõem "a mistura" e veja o que está mexendo em você e, claro, o motivo para tal desconforto. Nada de forçar o uso. Os óleos essenciais existem para ajudar na nossa evolução e, de preferência, que a caminhada seja sem dor e com muita consciência.
DESAPEGO
Banho de Desapego
100g sal marinho
5 gotas de Lavanda
3 gotas de Junípero
2 gotas de Patchouli
Extremamente calmante, é um dos óleos essenciais mais sedativos da aromaterapia. Manjerona é ideal para massagens pós-exercício físico, pois alivia tensões e dores musculares. É também bastante eficaz em casos de dores de cabeça, artrite, reumatismo, cólicas uterinas e intestinais.
Um pouco de MAGIA para RENOVAR AS ENERGIAS nesses tempos de OUTONO:
- um pouco de amor (aroma de rosas no ar),
- uma pitada de alegria (aroma de bergamota para despertar),
- muita paz no coração (aroma de sândalo para apaziguar)
é só misturar com carinho e levar um pouco ao coração
esparramar em torno de si com a intenção de transformar tudo que necessite de cicatrização.
Fontes: Terra dos Aromas Aromaterapia, Harmonie, By Samia, Somos todos um, Personare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário