Apetite é aquela sensação que temos e nos move de encontro ao nosso alimento. Um instinto de sobrevivência. Mas nem sempre. O ser humano, animal racional e extremamente emocional tem este diferencial em relação aos animais: come muito mais ou muito menos do que necessita. Raramente se vê um animal fazendo o mesmo, a não ser quando influenciado pelos hábitos dos humanos. E por suas emoções. Não se costuma dizer que os cães ficam iguais a seus donos?
Com tudo isso, a tarefa árdua que nos cabe é manter o apetite equilibrado! Enfim: abrace essa causa!!!
Quando estamos tensos, a fome some. Para uns... Para outros aumenta.
E quando estamos tristes, temos fome?
E quando ansiosos? Para a maioria a fome fica gigante!
A fome excessiva pode ser um mecanismo de compensação, de sensação de preenchimento. Ou mesmo de proteção contra ameaças externas concretas ou imaginárias. Enquanto sob controle, tudo bem. Um descompasso temporário não prejudica ninguém, mas o perigo reside na falta de controle FREQUENTE. Tanto para a falta de apetite quanto pelo excesso. A falta pode levar a anemia, baixa de vitalidade, sono e memória. Já o excesso pode levar a obesidade e outros problemas decorrentes, como hipertensão arterial, problemas cardíacos, diabetes, entre outros.
Como nos equilibrar? Sem dúvida o ideal sempre é buscar saber a motivação para a falta ou excesso de fome. A falta de apetite pode ser falta de ânimo, depressão, paixão, preocupação ou medicamentos inibidores de apetite. Nunca é saudável. Então, vamos aos óleos essenciais (OEs) que podem nos ajudar nesta corajosa jornada:
Para estimular o apetite, todos os cítricos – laranja, limão, bergamota, tangerina, são óleos essenciais que ajudarão a dar apetite, tornando a vida mais leve, mais palatável. E os óleos de condimentos: alecrim, cravo, canela, cardamomo, hortelã-pimenta... Vão fazer seu estômago roncar!
Para quem deseja inibir o apetite, também é possível porque alguns aromas (OEs) reduzem o apetite, se inalados com moderação:
- Junípero, Patchouli, Rosa e Cacau.
Estes OEs trabalham tanto a espiritualidade e limpeza de pensamentos proibitivos, acalmando o apetite, quanto dando coragem e força para poder se manter forte diante das tentações gastronômicas.
Sempre é bom nos auto-observar sobre quais são nossas motivações para comer. Podem ser saudáveis, mas podem não ser. Usar os óleos essenciais na inalação no dia a dia aumentará nosso equilíbrio interior, fazendo com que nosso apetite também se equilibre... E não se torne um problema de saúde!
Vamos a uma Receitinha:
10 ml de óleo vegetal de jojoba
5 gotas de OE de bergamota
3 gotas de OE de junípero
2 gotas de OE de patchouli
Misturar todos ingredientes num frasco rollon (ou daqueles com gotejador), tipo de protetor labial e passar nos pulsos e inalar toda vez que sentir fome ou na meia hora antes daquela hora que sempre bate uma fominha. Evitar exposição ao sol após a aplicação por pelo menos 12 horas. Ou seja, é preferível usar ao final da tarde, início da noite, quanto o sol está baixo.
Fontes: Beatriz Yoshimura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário