Você consegue perceber como as estações do ano nos influenciam, direta ou indiretamente?
No dia 20 de Março ocorre o Equinócio de Outono, marcando o início de uma nova estação. O sol passa a iluminar igualmente os dois hemisférios da Terra e o dia e a noite ganham a mesma duração. É um período de transição, propício para reflexões, limpezas e transformações.
Que tal utilizar a força dos óleos essenciais para se preparar e aproveitar toda a energia dessa estação?
O Outono nos convida a desapegar e reciclar. Assim como as folhas caem das árvores para que elas possam redirecionar sua própria energia, precisamos deixar ir o que não mais nos acrescenta e avaliar o que, de fato, é necessário permanecer.
QUAIS ÓLEOS ESSENCIAIS NOS AJUDAM NESSES PROCESSOS?
- CÂNFORA: O perfume intenso e penetrante da cânfora desperta o sentimento de desapego. Ajuda a destruir convicções profundamente reprimidas e retidas pela personalidade. A superação dessa resistência nos encoraja à introspecção sobre padrões comportamentais ou mentais, facilitando o acolhimento de partes que geralmente não assumimos para nós mesmos. É um óleo que ajuda a dissolver convicções arraigadas e de intensa negação, onde transformações parecem inatingíveis.
- MANJERONA: Ajuda a reconhecer medos inconscientes e facilita o acolhimento do que mecanicamente costumamos negar ou ocultar. Desfaz a rigidez e o medo da vulnerabilidade, facilitando a liberação de memórias dolorosas, para que então se possa desenvolver o perdão. Também combate o estresse, ansiedade e desgaste nervoso, permitindo maior expressividade e verbalização.
- PETITGRAIN: Favorece o reconhecimento e a compreensão de vícios, dependências e obsessões, sejam eles manifestados através de pensamentos ou hábitos. Olhar atentamente e de modo consciente para estes processos, traz autoconhecimento e discernimento para entender quais são as nossas reais necessidades. Desta forma podemos abandonar vícios nocivos e situações que não nos beneficiam. Também atua contra estresse, é antidepressivo e revitalizante do ânimo.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Outono se relaciona com o pulmão e o intestino grosso, órgãos que trabalham na liberação de toxinas e resíduos no organismo.
O pulmão faz circular a energia vital, que recebe através da respiração, distribuindo-a por todo o corpo, também eliminando toxinas e equilibrando as nossas funções orgânicas. Já o intestino grosso, retém e recicla a água do organismo que é fundamental para o equilíbrio do corpo, além de excretar o que não é mais necessário.
Para tonificar o sistema respiratório e restabelecer problemas pulmonares, utilize os óleos essenciais de abeto, alecrim e eucalipto.
Para cuidar da saúde do intestino, utilize os óleos essenciais de tangerina e cominho, eles auxiliam em problemas digestivos, são diuréticos e resolvem problemas como flatulência e prisão de ventre, melhorando o funcionamento e atividade nesta região.
Cada estação nos traz um novo ciclo e nos desperta para novos aprendizados! Aproveite este momento para reavaliar suas necessidades, atitudes e ampliar todo o seu potencial. A Laszlo deseja a todos um feliz Outono!
Fonte: Laszlo Aromaterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário