LAVANDAS

LAVANDAS

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O que é a Endometriose:
"Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.


Sintomas:
A endometriose pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, merecem destaque:
* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;
* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
* Infertilidade ( se não tratada pode afetar 40% da mulheres
Recomendações:
* Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;
* Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
* Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
* Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado."

 
A Causa Metafisica da Endometriose

O endométrio é um revestimento do útero que produz substâncias nutritivas e muco para nutrir o óvulo no caso de ocorrer fecundação e ele se implantar no endométrio.
Endometriose: Necessidade de auto afirmação, forçar a barra, impor seu jeito é uma tentativa de se afirmar diante as pessoas que a cerca para não se sentir tão inadequada, não se sente segura em seu jeito de ser. Ficar segura de que pode ser diferente dos outros, respeite isso em você e deixe que os outros sejam da maneira deles. Essa postura emocional pode ajudar com a endometriose.

Óleos essenciais que auxiliam a harmonizar estes estados emocionais são: cedro, cipreste, ylang-ylang, sálvia esclaréia, laranja e gerânio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta cerca de 14% das mulheres em idade fértil no mundo, sendo seis milhões somente no Brasil.

Óleos essências mais indicados para uso no tratamento da endometriose devem ser aqueles que contenham propriedades regulador hormonal, analgésico, antiespasmódico e antiinflamatorio entre os quais estão incluídos:

Gerânio -Pelargonium graveolens um excelente antiespasmódico da natureza especialmente para cólicas e também um bom moderador hormonal.

Clary Sage - Salvia sclarea excelente aliado do Gerânio juntos formam uma fabulosa sinergia antiespasmodica. Fito-hormonio da natureza

Rosa - Rosa damascena fabuloso analgésico e antiinflamatório atua bem no quadro da endometriose que apresenta muita dor e desconforto na região pélvica.

Cypreste -Cupressus sempervirens um bom aliado da saúde da mulher, um bom analgésico e relaxante da musculatura uterina. Atua como um Fito-hormônio 

Fenel - Foeniculum vulgare deve ser lembrado quando houver desconforto digestivo causado pela doença como desconforto intestinal que tanto pode apresentar-se como diarreia ou constipação. Fito-Hormónio



Lavanda - Lavandula angustifolia pode ser utilizada com todos os óleos acima citados, por seu efeito analgésico e antiespasmódico ela potencializa o efeito terapêutico dos demais. Equilibra a ação do sistema nervo autônomo (simpático e parassimpático)

Importante - busque sempre o acompanhamento de um profissional qualificado, a aromaterapia clinica não substitui outras terapias, trabalha junto. (Vera Guedes e outros sites)

Nenhum comentário:

Postar um comentário