
O stress tem sido descrito como um dos mais sérios problemas de saúde do século XXI - não é necessariamente uma coisa ruim: apesar de sua imagem bastante negativa, pode ser positivo quando visualizado como construtivo e impulsionador de novas ideias ou iniciativas, assim como também negativo, quando não for bem administrado e controlado.
Stress é uma parte inevitável do ser humano e é uma resposta normal aos desafios que se apresentam na vida. O corpo está constantemente tentando manter sua estabilidade interna e fará o que for preciso, para retornar ao estado de equilíbrio, quando for alterado. Isto é chamado de homeostase.

- Stress ambiental - trabalho, familiar e psicossocial.
- Stress emocional - questões emocionais que envolvem traumas, choques e perdas quando não administrados ou curados apropriadamente.
- Stress mental - excesso de trabalho, preocupação excessiva, pensamentos pessimistas e negativismo e outros.
- Stress físico – trabalho extenuante que exige muito da estrutura física
- Stress químico e nutricional - alimentos pouco saudáveis, abuso de cafeína, nicotina, álcool e outras substâncias consideradas nocivas para o organismo.
- Stress espiritual - conflitos espirituais, filosóficos e existenciais.

Como podemos constatar estamos falando de stress constantemente como se fosse algo extremamente natural, e nos habituando a nos referirmos a pessoas extenuadas, desgastadas e ou descontroladas, como “estressadas”. De fato, são poucas as pessoas que realmente entendem a gravidade da situação de um corpo que esteja em condições de elevado nível de stress.

Lavanda - Lavandula angustifolia
Camomila romana - Anthemis nobilis
Geranio - Pelargonium graveolens
Manjericão - Ocimum basilicum
Clary sage - Salvia sclarea
Manjerona - Origanum marjorona
Bergamota - Citrus x bergamia
Limão - Citrus lemon
Vetiver - Vetiveria zizanioide
Cedro - Cedros atlas
Mirra - Commiphora myrrh
Frankincense - Boswellia carteira
Sândalo - Santalum álbum
Portanto, não importa qual seja seu stress, a questão mais importante é aprender a administrar bem as situações estressantes da vida, isto é a chave e, também, essencial para a manutenção e integridade da sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Aquele que administra bem as condições estressantes da vida moderna desfruta de prazerosa longevidade, e, assim já dizia Marcus Cícero: “Para se ter vida longa é preciso viver devagar.” (Vera Guedes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário