LAVANDAS

LAVANDAS

terça-feira, 12 de abril de 2016

STRESS, QUAL É O SEU?




A aromaterapia clínica propõe ajudar a pessoa que busca por suporte no gerenciamento do stress oferecendo atendimento personalizado o qual inclui avaliação completa do estado geral da pessoa seguido de massagem e ou reflexologia associados aos óleos essenciais mais indicados para a pessoa em tratamento.


O stress tem sido descrito como um dos mais sérios problemas de saúde do século XXI - não é necessariamente uma coisa ruim: apesar de sua imagem bastante negativa, pode ser positivo quando visualizado como construtivo e impulsionador de novas ideias ou iniciativas, assim como também negativo, quando não for bem administrado e controlado.
Stress é uma parte inevitável do ser humano e é uma resposta normal aos desafios que se apresentam na vida. O corpo está constantemente tentando manter sua estabilidade interna e fará o que for preciso, para retornar ao estado de equilíbrio, quando for alterado. Isto é chamado de homeostase.
Entretanto, isto pode ser uma luta difícil para os sistemas do corpo - suportar e continuar em equilíbrio, quando é frequentemente bombardeado por situações estressantes as quais podem se apresentar de muitas maneiras e em muitas condições tais como:
- Stress ambiental - trabalho, familiar e psicossocial.
- Stress emocional - questões emocionais que envolvem traumas, choques e perdas quando não administrados ou curados apropriadamente.
- Stress mental - excesso de trabalho, preocupação excessiva, pensamentos pessimistas e negativismo e outros.
- Stress físico – trabalho extenuante que exige muito da estrutura física
- Stress químico e nutricional - alimentos pouco saudáveis, abuso de cafeína, nicotina, álcool e outras substâncias consideradas nocivas para o organismo.
- Stress espiritual - conflitos espirituais, filosóficos e existenciais.
Pode também ocorrer a incidência da soma de diferentes tipos de estresse, o que pode prejudicar ainda mais a sequência dos movimentos normais da vida do indivíduo.
Como podemos constatar estamos falando de stress constantemente como se fosse algo extremamente natural, e nos habituando a nos referirmos a pessoas extenuadas, desgastadas e ou descontroladas, como “estressadas”. De fato, são poucas as pessoas que realmente entendem a gravidade da situação de um corpo que esteja em condições de elevado nível de stress.

Os óleos mais utilizados para tratar condições de stress estão entre os mais conhecidos por suas propriedades relaxante, revigorante, desintoxicante, analgésico, soporífero, digestivo, ansiolítico e antidepressivo, os mais comuns são:
Lavanda - Lavandula angustifolia
Camomila romana - Anthemis nobilis
Geranio - Pelargonium graveolens
Manjericão - Ocimum basilicum
Clary sage - Salvia sclarea
Manjerona - Origanum marjorona
Bergamota - Citrus x bergamia
Limão - Citrus lemon
Vetiver - Vetiveria zizanioide
Cedro - Cedros atlas
Mirra - Commiphora myrrh
Frankincense - Boswellia carteira
Sândalo - Santalum álbum

Portanto, não importa qual seja seu stress, a questão mais importante é aprender a administrar bem as situações estressantes da vida, isto é a chave e, também, essencial para a manutenção e integridade da sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Aquele que administra bem as condições estressantes da vida moderna desfruta de prazerosa longevidade, e, assim já dizia Marcus Cícero: “Para se ter vida longa é preciso viver devagar.” (Vera Guedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário