LAVANDAS

LAVANDAS

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

DICAS PARA PARAR DE FUMAR COM OS ÓLEOS ESSENCIAIS.




Do mais leve até o mais grave, os vícios fazem parte da vida de muitas pessoas. Eles variam desde roer unhas até fumar cigarros. Podem ser concretos como atacar alimentos açucarados ou sutis como julgamentos mentais reforçados pelo hábito. Dar-se conta deles já é um grande passo. Mas como fazemos para nos livrar deles? Calma… Não temos a fórmula mágica para o combate aos vícios. Mas você sabia que existem substâncias naturais que podem nos auxiliar nesse combate?
Dicas para parar de fumar costumam vir cheias de substâncias artificiais. Aqui, é claro que estamos falando de óleos essenciais! Essas substâncias voláteis naturais e incríveis. Os óleos essenciais nos auxiliam indiretamente nesse combate. Isso significa que eles facilitam a percepção dos padrões mentais e emocionais estão no pano de fundo de nossos vícios, abrindo portas para a construção de conexões mais saudáveis. Quer saber como isso funciona?
Reprogramando nosso Pensamento com Óleos Essenciais
“Os óleos essenciais são geradores de frequência. Servem como blocos de energia, energizando o cérebro e o corpo inteiro com numerosas moléculas ricas em elétrons. Nossa pesquisa mostrou que cada óleo essencial contém uma frequência bioelétrica que quando inalada viaja para os neurônios secundários no bulbo olfatório, enviando então impulsos para o sistema límbico e o centro sensorial olfativo na base do cérebro. Eles então passam entre a pituitária e a glândula pineal e movem-se para a amígdala, que é o centro de memória por medo e trauma.”– Center for Alternative Medicine.
O sistema límbico tem uma importante função na formação de nossos padrões mentais. Nesse sistema muitos “pré-pensamentos” são gerados.
Isso significa que antes de um pensamento ser criado no nível mais refinado do neo-córtex, ele é como que “pré-condicionado” pelo sistema cerebral mais velho.
Para modificar os padrões mentais já estabelecidos, é preciso buscar por todos os meios naturais possíveis, acessar esse cérebro primitivo que o tempo todo influencia nossos pensamentos e sentimentos.

Se você perceber bem, o aroma de um óleo essencial chega mais rápido do que o pensamento. Aqui está a chave para nossas dicas para parar de fumar: Experiências olfativas (“olfato-terapia” /aromaterapia) com os óleos essenciais podem reprogramar nossos pensamentos e sentimentos, natural e espontaneamente. Vamos ver como isso funciona com o cigarro e quais dicas para parar de fumar com substâncias naturais podem ser úteis ?
METAFÍSICA DA SAÚDE - TABAGISMO
A principal causa do tabagismo é o medo ou negação da vida. O fumante encontra, na sutileza da fumaça expelida pelo cigarro, uma leve sugestão de proteção. É como se houvesse um escudo separando a pessoa dos episódios desagradáveis e de certas presenças ameaçadoras. A fumaça do cigarro suavemente distorce a forte expressão fisionômica dos outros.
O fumo é responsável pelo aumento da suscetibilidade a qualquer doença infecciosa das paredes pulmonares. Na concepção metafísica, os processos infecciosos estão relacionados as interferências externas no mundo interno. Assim sendo, o fumante sente-se indefeso e, por isso, se abala facilmente com os episódios desagradáveis da vida. Ele não consegue manter a sua integridade emocional, consequentemente torna-se vulnerável às afecções pulmonares, em especial o enfisema.
O vício de fumar não é mantido apenas pela dependência orgânica da nicotina mas principalmente pela condição interna de negação e medo da vida. Uma vez resolvidos esses fatores emocionais que mantem a pessoa dependente do cigarro, será fácil para ela parar de fumar.
A maioria dos fumantes apresenta fragilidade interior. O vício não é um aspecto causal mas sim, o efeito de uma condição interna abalada. Por isso, mais importante do que combatê-lo é trabalhar as causas. Fortalecer o indivíduo, desenvolver a segurança, prepará-lo para os desafios da vida. Desse modo estaremos dando condições para que a pessoa se encoraje para viver, abra-se para a realidade e sinta-se disposta a encarar verdades sem distorcer os fatos. Essa atitude é tanto saudável para os pulmões quanto para preparar o indivíduo a não depender do cigarro para viver.
ÓLEOS ESSENCIAIS E O CIGARRO
Dicas para parar de fumar com substâncias naturais.
Experimento científico
Um estudo de 1994 publicado na revista norte-americana Drug and Alcohol Dependence descobriu que o óleo de pimenta preta pode suprimir certos sintomas de abstinência de fumo, incluindo os ataques de ansiedade, comuns em pessoas que querem parar de fumar.
Neste estudo, 48 fumantes de cigarro participaram de uma sessão de três horas, após passarem a noite anterior sem fumar. Os participantes foram divididos em três grupos: um grupo de fumantes teve contato com um dispositivo que emitia vapor do óleo essencial de pimenta preta, um segundo grupo com um dispositivo com cartucho de hortelã/mentol e um terceiro grupo usou um dispositivo com um cartucho vazio. Após o sopro e a inalação dos dispositivos durante toda a sessão, as ânsias para fumar relatadas foram significativamente reduzidas no grupo da pimenta preta em relação aos outros dois grupos de controle.
Além disso, os sintomas de ansiedade foram aliviados no grupo da pimenta preta. Este estudo sugere que as sensações do trato respiratório são importantes para aliviar os sintomas de abstinência de fumo e que substitutos de cigarro que contenham constituintes de pimenta preta podem revelar-se úteis no tratamento do tabagismo. O óleo de pimenta preta também está entre os melhores óleos essenciais para ansiedade e condições nervosas.
Experiência terapêutica: base para as dicas para parar de fumar
A seguir reproduzimos um trecho de um texto do dr. Malte Hozzel, estudioso da aromaterapia, no qual ele relata sua experiência da eficácia dos óleos essenciais para auxiliar no combate ao vício do cigarro. Ele também compartilha uma receita prática para esse caso.
“Estou convencido de que todos os fumantes de cigarro que estejam fortemente viciados podem livrar-se do seu vício através de um meio simples e criativo: Usando vários óleos essenciais (talvez escondidos em uma pequena bolsa ou no outro bolso da jaqueta, ao lado de seus cigarros…). Sempre que ele quiser pegar um cigarro, agarra um óleo de jasmim, ou um óleo de rosa, lavanda, néroli… e mantém a inalação de sua fragrância durante 2 a 3 minutos… O vício é um tipo de desequilíbrio. É necessário introduzir um elemento que ajude a transformar, para além do nível de superfície. Fragrâncias TEM isso. Os óleos essenciais, e especificamente a experiência olfativa com eles, muitas vezes concede exatamente a energia que precisamos para nos libertar de emoções e pensamentos negativos.”
– Dr. Malte Hozzel
PARA CONCLUIR:
De maneira geral, os óleos essenciais podem ajudar a nos focarmos, respirarmos fundo, e vencermos as ondas de ansiedade características relacionadas a vícios. O exemplo das dicas para parar de fumar servem de modelo para outros vícios que ainda prejudicam nossa qualidade de vida.
Fonte: Oshadhi aromaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário