LAVANDAS

LAVANDAS

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

QUAIS SÃO OS AROMAS DO NATAL?


Todos nós já passamos pela situação de sentir um “cheiro familiar” que imediatamente nos trouxe à mente uma lembrança, uma cena do passado. A esse fenômeno damos o nome de memória olfativa, uma reação neurológica da memória que associa um determinado aroma a fatos importantes da nossa vida.
Isso é possível porque as informações recebidas pelas narinas são processadas no sistema límbico (a parte do cérebro responsável pela memória, sentimentos, reflexos e reações instintivas). Quando sentimos um aroma, as amígdalas trabalham e relacionam aquele odor a uma ação que está ocorrendo no momento. Nossa memória passa então, a associar aquele aroma à emoção/sentimento que sentimos naquela ocasião.
O Natal normalmente está vinculado às nossas memórias afetivas de infância, rituais, costumes e comemorações. Assim, é muito comum associarmos essa data aos aromas cítricos, herbais, amadeirados e condimentados, típicos da culinária e decoração desta festividade.
Aromas cítricos como os de laranja, limão, bergamota, grapefruit e mandarina são animadores e harmonizantes. Inspiram alegria, vitalidade e promovem o bem-estar.
Aromas herbais e amadeirados como pinho, louro, abeto, zimbro, cedro, cipreste e sândalo possuem propriedades refrescantes, purificantes, confortantes, pacificadoras, restauradoras e centralizadoras. São harmonizantes e estimuladores dos centros psíquicos. Ajudam a aquietar a alma, dando sustentação e força para a cura.
Aromas condimentados como cravo, canela, anis-estrelado, noz-moscada, cardamomo e pimenta preta são aquecedores, estimulantes e atuam como tônicos.
Aromas balsâmicos como os do olíbano e da mirra (muito conhecidos como os presentes dos reis magos ao menino Jesus), possuem propriedades revitalizantes, atuam como regeneradores físico e energético, fortificam os centros psíquicos e remetem à vibração de iluminação.
Para criar um ambiente ainda mais especial nas festas de Natal, você pode usar os óleos essenciais em difusores elétricos, rechauds, velas aromáticas e pot pourris. Clique aqui e veja algumas sugestões.
Algumas ideias para aromatizar o natal, com galhos de pinheiro e alecrim, duas plantas ricas em óleo essencial.
No simples fato de pegar na planta, já se obtém o aroma.
Aí a respiração se aprofunda e o sorriso acontece...Adoro estes pequenos detalhes, que fazem muita diferença!
O que tem em comum uma vela perfumada, um arranjo floral encantador em uma cesta coberta com pinhas e uma janela decorada com guirlanda e fitas?
Tem a magia do NATAL, que através dos aromas intensifica ainda mais este tempo de advento.
Pense no NATAL e talvez você pense nos aromas de especiarias e frutas sazonais mescladas, de uma vela bruxuleante e uma sensação geral de bem-estar. E isto é exatamente o que os aromas desta época desejam proporcionar.

Podemos explorar as pinhas, que já trazem consigo o seu aroma amadeirado que combina muito bem com os óleos essenciais indicados para esta época do ano. São óleos específicos que induzem à meditação, ao aquietamento.
Vou citar alguns aromas natalinos, que combinam muito bem com as pinhas:
óleo essencial de cedro, canela, cipreste, cravo, pinho, vetiver e óleo essencial de bergamota. Como são óleos fortes, sempre usar com cautela, preferindo errar por menos do que por mais.
Como usar: pingar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência nas pinhas, bem perto de sua base. Assim o óleo penetra mais e se mantém. Você pode colocar também 1 gota do óleo dentro do vidro que está com a vela, pois o calor fará com que o aroma se espalhe ainda mais rápido.
Poderá criar vários arranjos com uma variedade de aromas diferentes e pode aromatizar tanto as velas quanto as pinhas e ainda também preparar os saquinhos de presente, deixando-os numa caixa fechada com o aroma de sua preferência.
Neste Natal, aproveite os presentes que a natureza nos deu para criar um ambiente ainda mais aconchegante, animador e acolhedor. Curta a família, os amigos e as pessoas queridas! Compartilhe afetos, emoções e respeito mútuo. Viva o verdadeiro espírito de Natal, de amor e generosidade, neste e em todos os outros dias...por toda a vida!
Que seu final de ano seja terno e iluminado!
Fontes: Fran Machado e Claudiaroma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário