LAVANDAS

LAVANDAS

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O SOFISTICADO AROMA A.F.R.O.D.I.S.Í.A.C.O DO ÓLEO ESSENCIAL DE PRIPRIOCA


Você sabe porque um óleo essencial é indispensável na sua rotina?
Tão rica quanto a complexidade química destes itens, são suas aplicabilidades. Eles nos auxiliam desde o tratamento de inúmeras adversidades fisiológicas, como também são capazes de resguardar vivências inesquecíveis em nossa memória.
Muitos óleos essenciais são conhecidos por suas fragrâncias afrodisíacas, entrelaçando e inebriando romances desde os tempos antigos.
A priprioca é uma planta nativa da Amazônia e é conhecida por seu perfume surpreendente, que possui toque amadeirado e picante com notas florais. O óleo essencial de priprioca da Laszlo é produzido na Índia e possui como diferencial um aroma superior ao nacional.
Seu nome deriva de uma lenda do folclore brasileiro, atribuída a um misterioso guerreiro indígena de nome Piri-piri.
Conta-se que seu cheiro era tão fascinante, que todas as mulheres da tribo tornavam-se atraídas por ele. Certa vez, a filha do Pajé, perdidamente apaixonada, pediu ao pai um feitiço capaz de segurar Piri-piri para sempre. O chefe da tribo então orientou sua filha a amarrar os pés de seu amado, com seus próprios cabelos, em uma noite de lua cheia. Após a captura, a jovem adormeceu e quando despertou, no lugar do índio guerreiro encontrou apenas uma raiz, que exalava o mesmo cheiro de Piri-piri. A planta recebeu então um nome em sua homenagem: “casa de Piripiri”, a pripri-oca. A lenda revela que aquele que usar de seu perfume, poderá conquistar amores assim como fazia Piri-piri.
O óleo essencial de priprioca é obtido por destilação à vapor das raízes e possui uma complexa composição química. Atua como anti-inflamatório, antifúngico e analgésico naturais. No entanto, destaca-se mesmo pelo seu sofisticado aroma a.f.r.o.d.i.s.í.a.c.o, lendário entre os índios amazonas.
Embora não haja nenhuma comprovação científica que ateste a atuação a.f.r.o.d.i.s.í.a.c.a de inúmeros itens caracterizados como tal, sabe-se que as fragrâncias são capazes de avivar sentimentos e estreitar laços interpessoais.
Você com certeza possui alguma história memorável envolvendo algum perfume ou fragrância!
O óleo de priprioca é estimulante e revitalizante, traz vigor e energia para que despertemos nossos corações, e assim possamos desfrutar de momentos e encontros com sinceridade e peito aberto.
Lembre-se que o amor é sempre a nossa melhor artimanha para atrair ainda mais amor. Por si só já é capaz de despertar em nós sentimentos e impulsos puros e verdadeiros, fortalecer vínculos e estreitar laços. Mas com uma ajudinha da Aromaterapia tudo fica (ainda mais) especial!
Adquira seu óleo essencial de priprioca Laszlo e adicione um toque especial a qualquer momento do seu dia:
ANÁLISE CROMATOGRÁFICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE PRIPRIOCA LASZLO:
1α -pineno 0,9
2 β -pineno 1,8
3 cyproteno 0,3
4 cypera-2,4-dieno 0,6
5 cubebeno 4,1
6 cypereno 24,2
7 β -cariofileno 1,1
8 α -humuleno 1,2
9 rotundeno 5,7
10 β -selineno 3,4
11 α selineno 3,6
12 α -muuroleno 2,7
13 isorotundeno 3,1
14 α -muurolol 2,7
15 cyperotundeno 7,1
A priprioca ou piripirioca (Cyperus articulatus), é uma erva da família ciperácea, aromática e medicinal, natural da Amazônia. Parente do junco e do papiro, suas raízes liberam uma fragrância leve, amadeirado e picante com notas florais. É um dos perfumes tradicionais da região amazônica e seu óleo essencial tem cor avermelhada e é bastante valorizado na indústria farmacêutica e cosmética.
Suas fibras e rizomas são utilizados no artesanato, pois além do perfume exuberante, os produtos são resistentes ao mofo. Isto pode estar relacionado às propriedades antifúngicas do óleo essencial. Dentre seus principais componentes temos o limoneno, cineol, miternal, espatulenol e óxido-cariofileno – lembrando que este óleo é muito complexo e por esta razão nenhum elemento assume um papel majoritário frente os demais.
Reações adversas
Pode ser prejudicial para mulheres grávidas, podendo inclusive, provocar aborto.
7 formas de uso da Priprioca no Pará
Evoca boas energias para a festa de São João
Evoca boas energias para a entrada do ano novo
Possui efeitos analgésicos
Possui Efeitos anti-bacterianos
Auxilia no alívio de dores
Baixa a febre
Possui efeito antitérmico.
Outros usos caseiros da Priprioca
1. Vinagre aromático:
Era comercializado nas farmácias ou produzido de forma caseira e continha, além da priprioca, o vinagre, folhas de eucalipto e dentes de alho. Essa tintura banhava compressas geralmente aplicadas na testa contra dor de cabeça e no peito e costas do paciente, para atenuar a febre.
2. Decoração com a “palha” da priprioca:
No artesanato, o escapo floral – que constitui a parte aérea da espécie – é reaproveitado pelo artesão Josué Meireles no acabamento de peças decorativas como vasos, cinzeiros e caixinhas de madeira
3. A raíz da Priprioca na culinária:
A raiz da priprioca é a parte que serve para a gastronomia. Dela, pode-se extrair um álcool ou um óleo. Combina com derivados do leite, carnes em geral, fígado e salame, mas ainda não é muito utilizada na indústria alimentícia.
Fontes: Laszlo e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário