LAVANDAS

LAVANDAS

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

ÓLEOS ESSENCIAIS MAIS POTENTES CONTRA A SARNA


A sarna atinge mais de 130 milhões de pessoas e é responsável por significativa taxa de mortalidade de animais domésticos e selvagens, estando presente na lista de doenças tropicais negligenciadas.
Provocada pelo Sarcoptes scabiei, um ácaro da família Sarcoptidae, causa uma doença de pele contagiosa em seres humanos e animais. A infecção humana é chamada de escabiose e, geralmente, atinge dedos, pulsos, cotovelos, axilas e cintura, provocando erupções cutâneas e intensa coceira.
Nos animais, a infecção é conhecida como sarna sarcóptica e pode ser devastadora. É considerada um problema emergente em muitos países, afetando mais de 100 espécies em todo o mundo.
Um estudo realizado em 2016 abrangeu, pela primeira vez, a avaliação de 10 óleos essenciais e seus principais componentes, no combate e controle do Sarcoptes scabiei.
Foram comparados resultados de aplicações em uso tópico e via fumigação (controle de pragas via vapor ou fumaça).
O estudo realizado, in vitro, utilizou ácaros Sarcoptes, em todos os estágios (larvas, ninfas e adultos), coletados de suínos infectados para a experiência. Foram comparadas a atuação dos seguintes óleos:

- LAVANDA (Lavandula angustifólia)
- LARANJA AMARGA (Citrus aurantium amara)
- GERÂNIO (Pelargonium asperum)
- TEA TREE (Melaleuca alternifólia)
- CRAVO (Syzygium aromaticum)
- EUCALIPTO (Eucalyptus radiata)
- MANUKA (Leptospermum scoparium)
- CADE (Juniperus oxycedrus)
- CEDRO JAPONÊS (Cryptomeria japônica)
- PALMAROSA (Cymbopogon Martini)
Para os testes de fumigação foram aplicados 100 microlitros de óleo puro. Já nos testes de uso tópico, os óleos foram diluídos e aplicados em concentrações de 10, 5 e 1%, para avaliação.
O único óleo a não apresentar nenhum resultado, em ambos os testes, foi o óleo de Cade. Nos testes de fumigação, o óleo de tea tree, demonstrou melhor eficácia no controle e erradicação dos ácaros. Já nos testes de uso tópico, o óleo de cravo 1% destacou-se exponencialmente, matando todos os ácaros dentro de apenas 20 minutos.
O estudo observou que um mesmo princípio ativo, pode apresentar efeitos discrepantes, de acordo com a forma de aplicação. O geraniol, principal componente do óleo essencial de palmarosa, possui um efeito tópico forte, mas muito menos eficaz quando avaliado como fumigante. Já o eugenol, um dos principais componentes do óleo essencial de cravo, apresentou efeitos positivos tanto como fumigante, quanto para uso tópico.
O fato pode ser explicado pelo modo de absorção, dos princípios ativos, pelos ácaros. Quando em contato direto, os compostos penetram prontamente na camada de cutícula do artrópode. Na fumigação os compostos são inalados através do sistema respiratório. Desta forma, compostos que são lipofílicos e viscosos podem ter melhor desempenho em ensaios de contato, enquanto na fumigação, a pressão do vapor pode determinar a eficácia do composto.
O presente estudo demonstrou que vários óleos essenciais possuem efeitos acaricidas, apresentando resultados positivos para o controle e combate de S. scabiei.
QUAIS SÃO OS ÓLEOS MAIS POTENTES PARA SARNA?
1- TEA TREE (fumigação e uso tópico)
2- CRAVO (fumigação e tópico)
3- EUCALIPTO (fumigação)
4- PALMAROSA (uso tópico)
5- GERÂNIO (uso tópico)
Acompanhe nos comentários, quais foram os principais componentes dos óleos analisados.
Atualmente, o tratamento para a infecção por S. scabiei em seres humanos, é dificultado pela baixa eficácia das poucas terapias disponíveis. Na medicina veterinária, embora o número de acaricidas disponíveis seja muito maior, o controle de infecções é progressivamente minado pela resistência adquira pelos micro-organismos aos medicamentos. Além dos efeitos adversos que estes medicamentos podem provocar.
Nesta conjuntura, novas alternativas tornam-se necessárias, e os óleos essenciais têm se apresentado seguramente, como soluções alternativas ou complementares aos tratamentos convencionais.
Os resultados desta pesquisa podem ser explicados pela atuação acaricida, que alguns princípios ativos constituintes dos óleos essenciais possuem. Um estudo recente, descobriu que o 1.8 cineol, presente no tea tree e no eucalipto, aumenta as atividades de enzimas que estão envolvidas nos mecanismos de proteção contra os ácaros, além de afetar o sistema nervoso destes micro-organismos, impedindo suas atividades.

REFERÊNCIAS: In vitro activity of ten essential oils against
Sarcoptes scabiei - Fang et al. Parasites & Vectors (2016)

Fonte: Laszlo Aromaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário