LAVANDAS

LAVANDAS

sábado, 7 de abril de 2018

FREQUÊNCIA VIBRACIONAL DE PLANTAS E FLORES.

Desde os tempos mais remotos (através da Medicina Tradicional Chinesa e do Xamanismo, indígena), até as diversas e atuais Terapias Alternativas como a Homeopatia, de Hahnemann, as Essências Florais, e diversos outros estudos, percebemos que há muito tempo, podemos obter a cura e bem estar, através das flores e plantas.

Atualmente, testado e comprovado pela Escola de Medicina de Miami, os estudos do terapeuta David Crow, mostram os efeitos benéficos das flores. Com o eletroencefalograma, é possível verificar as alterações da atividade cerebral, ao contato com algumas espécies e seus óleos essenciais. Mostram como combatem a depressão, propiciam bem-estar, e podem aumentar a nossa capacidade de armazenamento de informações.

Ou seja, além de bem-estar, as flores nos deixam mais relaxados, inteligentes e com a memória otimizada, ficamos mais bonitos por fora e por dentro...

"Tem gente que é tão bonita por dentro, que eu desconfio que come flor". Andrêa Beheregaray

Vejamos então algumas dicas de como trazer as flores para o seu dia a dia:

1 - Cultive o seu próprio jardim, sem defensivos e adubos químicos, tudo orgânico!

2 - Aromatize os ambientes com óleos essenciais;

3 - Consuma saladas com flores comestíveis: Capuchinha, Amor Perfeito, Rosas (escolha sempre as que você tenha cultivado, ou que compre de fornecedor especializado em cultivo orgânico);

4 - Colha flores e leve para vários ambientes da sua casa, distribuindo em vasos;

5 - Faça Ikebana, uma arte floral, que além de harmonizar o ambiente, ainda aumenta o tempo de vida da flor em sua casa;

6 - A presença de cada tipo de flor pode beneficiar e harmonizar os ambientes de sua casa, trazer boas vibrações e energia para todos os moradores:

- Rosas: trazem beleza e as qualidades femininas, a energia Yin: amor, perdão, compaixão,delicadeza;

- Gerânios: traz coragem, estabilidade emocional e controla os sintomas da TPM e menopausa. Aromatizar o ambiente com essência de Gerânio, associado ao óleo essencial de Menta, elimina compulsões e colabora para os que pretendem deixar o cigarro, drogas, álcool e também combate a compulsão alimentar, contribuindo para o emagrecimento;

- Orquídea: cria uma atmosfera de sensualidade, é afrodisíaco, estimula a longevidade, seu óleo essencial e suas pétalas, são muito utilizadas em Spas na Europa;

- Lavanda: melhora a memória, traz serenidade, relaxamento e pode ser combinada ao Alecrim, para concentração e estudo;

- Gérbera: traz alegria, depura e purifica o ar dos ambientes;

Lembrando que as flores podem ser utilizadas como arranjos, em vasos, sachês, pout-pourris de pétalas desidratadas, chás, óleos essenciais, essências florais, tinturas, e muitas outras maneiras que permitem utilizá-las sempre e manter um astral florido ao seu lar!

Apreciadora da natureza, você conserva em si o fascínio pelas flores. Perde-se de amores por paisagens fascinantes, deixa-se seduzir por determinados géneros de flores, e a sua casa está repleta destas maravilhas naturais.

Porém, e como tudo na vida, há pessoas que apreciam mais determinadas flores do que outras. Há sempre aquelas que são especiais, em detrimento de outras, mesmo que não compreenda o motivo pelo qual isso acontece.

Afinal, porque é que você tem essa paixão por Orquídeas e não por Rosas? E porque será que a sua melhor amiga aprecia tanto ou Cactos?

A verdade é que cada flor nos causa sensações especiais.
Ao olhar demoradamente para uma Rosa vai sentir algo totalmente diferente do que quando observa uma Dália. Mas, porque será que isso acontece consigo e não com todas as pessoas, também elas amantes da natureza? Cada flor transmite ao ser humano uma sensação e emoção diferente, sendo que a cada uma delas estão ligados sentimentos muito especiais.

Estes sentimentos não são nada mais do que traços referentes ao ser humano, que podem passar pela agressividade, sensualidade, ou ternura.

Daí que a cumplicidade entre as plantas e o ser humano seja tão intensa!

O fato de ter preferência por esta ou por aquela flor está relacionado com a sua própria personalidade. As plantas possuem aqui um papel de complemento da nossa própria personalidade, ou como um espelho da forma através da qual levamos a vida.

Oferecendo à casa uma beleza e aura especial, as plantas podem ser as nossas melhores aliadas nos momentos de maior tensão ou angústia. Já reparou como olhar para uma planta, demoradamente, nos pode deixar bem mais calmos?

As energias libertadas pelas flores são muito fortes e intensas, e o seu perfume pode levar-nos a viajar por lugares e situações longínquas sem que saíamos do mesmo lugar!

Uma das flores preferida das pessoas é a Rosa. Sem dúvida, ela ocupa um dos primeiros lugares de preferência, senão o primeiro, dos apaixonados pelas plantas.

Com uma textura macia e sedutora, as pétalas da Rosa conduzem-nos para situações de amor e felicidade. Desde sempre relacionada ao amor, a Rosa conserva em si a beleza da vida com o seu perfume mas evidencia também os momentos mais dolorosos, através dos espinhos que ostenta.

Esta é uma flor que ajuda a abrir o coração dos seres humanos, e que promove o amor no seu expoente máximo.

Outra flor sobejamente conhecida, mas com conotações totalmente diferente das da rosa, é o Alecrim. Apreciado especialmente por pessoas solitárias, o Alecrim permite que o ser humano regresse um pouco mais à vida, despertando-lhe os sentidos naturais do ser.

O fato de apreciar bastante esta planta pode ser o indício de que se sente só, mas que pretende novamente dar as mãos à realidade. Da solidão passamos à espiritualidade, cuja melhor representação disso é a Orquídea.

A Orquídea promove o despertar dos sentido das sensações, enriquecendo as emoções que guarda dentro de si. Excelente para as pessoas criativas, promove a intuição inata a cada ser.

Os Cactos são uma permanência habitual em muitas casas. Olhar para um cacto é como se encontrássemos nos seus picos o caminho para a descoberta da força interior. Apreciado por pessoas solitárias, o Cacto ajuda a encontrar a força que possui dentro de si.

Os Cactos transmitem energia, vitalidade, segurança, e perfumam o ambiente de força e de muita determinação. O Girassol, tal como a Rosa, é a planta que oferece uma leitura natural da vida: as pétalas amarelas transmitem o brilho da vida, enquanto que o lado mais escuro denota o aspecto mais sombrio da nossa vivência.

Transmitindo uma sensação de equilíbrio, qualidade que qualquer pessoa necessita, o Girassol leva até ao ser humano a beleza do exterior que nem sempre é acompanhada pela beleza do interior do ser humano. Uma visão clara das coisas é o que Girassol consegue transmitir a todos nós sem que, no entanto, nos apercebamos disso!

Estimuladora da compreensão, a Dália é a flor preferida daqueles que utilizam demais o lado racional da vida renunciando, em muitas situações, à sensibilidade humana. Por isso, as pessoas demasiadamente racionais sentem-se completos com presença da Dália, assim como abre o campo de visão para inúmeras situações.

A capacidade para entender o outro, compreender o mundo à sua volta, será fortalecida com a presença desta planta.

Não só para embelezar a casa, ou simplesmente por uma mera questão de estética, as flores podem ter efeitos bastante produtivos no ser humano.

Se é uma apaixonada por uma determinada flor, não hesite em adquiri-la para que se possa sentir bem, e melhor, consigo mesma. Claro que a paixão pelas Rosas é comum a todos! Afinal, o Amor é universal!

Hoje, com o conhecimento sobre os campos eletromagnéticos, a gente consegue ter muita noção da frequência vibratória das plantas. Por exemplo, uma espécie que tem um sistema energético de purificação muito eficaz é o lírio-da-paz. Além do conhecimento tradicional que já havia sobre isso, com a radiestesia é possível confirmar a informação da frequência que os vegetais irradiam e a diferença vibracional que isso causa no seu cérebro, consciente e inconscientemente. Seguindo o mesmo raciocínio, a gente sabe que a alamanda amarela tem uma energia de sol de vida, que a lavanda acalma e tranquiliza, o alecrim dá alegria e vigor, os cítricos são adstringentes e estimulantes,a pitanga tem uma vibração de prosperidade e o jasmim, de amor. A folha da novalgina é uma planta linda, parece muito a renda-portuguesa, e ainda tem frequência medicinal. São conhecimentos úteis na hora de fazer o jardim, que ajudam a escolher não só pela estética, se é bonito ou não. Claro, quando algo agrada, já está tocando de maneira especial, e minha ideia é sempre tocar o morador.

As flores têm uma vibração mais elevada que a vibração humana. O contato direto com as flores eleva nossas vibrações energéticas.

As flores naturais dentro de casa trazem grandes benefícios: elas agem no fisiológico, no emocional e ativa o sistema límbico, produzindo mais neurotransmissores.

As flores nos protegem das vibrações negativas, porque elas estão programadas para filtrar as energias densas e transmutá-las em vibrações mais elevadas, bem como as plantas fazem na fotossíntese. (cuide bem da sua beleza e entre em harmonia com você mesma). É por isso que, ao recebermos muitas pessoas em casa, logo que elas sairem, as flores, muitas vezes recém- colocadas no vaso, murcham. Elas nos doam a própria vida em benefício da nossa saúde energética e do ambiente em que vivemos, e esses são os verdadeiros remédios que a Mãe Terra nos dá de presente.

Várias plantas são utilizadas para além da decoração, e sim na extração de seu melhor: os princípios ativos através da obtenção dos óleos essenciais, além de seu aroma, muito utilizado pelos aromaterapeutas.

O aroma tem efeito muito rápido, em 3 segundos você já tem uma resposta, e o trabalho ocorre tanto na parte física quanto nas emoções e energias mais sutis. Isso porque o olfato é mais sutil dos sentidos, muito profundo. Quando sentimos um cheiro, ele desperta nossas emoções. Por exemplo: você sente cheiro de bolo e isso te remete à infância, ao bolo da vovó. Já quando passa em frente a um rio poluído, vem uma emoção negativa, desgosto, poluição, embrulha o estômago.

Por isso os aromas conseguem equilibrar nossa saúde, nos fazendo sentir mais felizes e mais conscientes. As flores têm vibração mais elevada do que nossa, isso porque elas não têm o mental. Entrando em contato com elas, a nossa vibração energética também se eleva,

Mesmo que você não esteja fazendo aromaterapia, a presença das flores em casa já ajuda e bastante. Os significados de cada flor são relativos ao poder ativo de seus óleos essenciais que podem beneficiar tanto o corpo físico (agindo diretamente na fisiologia do corpo) como no emocional (ativando o sistema límbico, emocional, a produzir neurotransmissores que causam sensações emocionais diferentes).

Ter a flor fresca em casa também produz esse efeito, uma vez que seus óleos essenciais se volatizam no meio ambiente sendo inalados e produzindo o efeito.

A linguagem e as propriedades curativas das flores:

- Rosa - presente em nossas vidas durante os nascimentos, casamentos e mortes, é usada para trabalhar ritos de passagem: a menina que virou mulher, a solteira que vai casar. Além de simbolizar o amor incondicional, seu óleo é usado como antidepressivo poderoso, combate a impotência, é cicatrizante (tanto para feridas físicas quanto emocionais) e calmante. (transforme a sua vida numa celebração diária).

- Lavanda- conhecida como a grande amiga da aromaterapia, trabalha o feminino e o masculino e é super versátil, podendo ser usada até por bebês. Relaxante, combate o estresse e as tensões nervosas, além de trazer uma sensação de limpeza e harmonia. Excelente no tratamento da insônia, basta uma gota do óleo essencial ou um ramo de flor (seca) debaixo do travesseiro ou dentro da fronha para que seus efeitos sejam sentidos. Combate ainda dores musculares e hematomas.

- Gerânio - ideal para peles secas, envelhecidas e desvitalizadas, pode ser usado também em massagens. Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendente, pois melhora o tônus da pele e sua coloração e brilho naturais. No emocional, oferece conforto e baixa a ansiedade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda.

- Jasmim - As bruxas usam o óleo de jasmim para cortar magia , portanto acredita-se que é um óleo poderoso para limpar mau-olhado! Afrodisíaco, e ótimo para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. O jasmim representa a doçura, a feminilidade e a sensualidade, atuando muito nas emoções e fortalecendo-as, pois ao mesmo tempo em que é um aroma sedativo é também eufórico, afastando a depressão, a negatividade, a indiferença e a apatia. Suas propriedades antidepressivas, tônicas e sedativas dos nervos fazem com que o jasmim seja um ótimo aliado ao combate a frigidez, impotência, depressão, ansiedade e distúrbios uterinos.

- Margarida - transmite afeto e confiança às pessoas. Ideal para enfeitar um arranjo em uma cerimônia entre amigos!

- Ylang-ylang - esta exótica flor da ilha de Madagascar, é usada em sua terra natal para as noites de núpcias: colocada na cama dos nubentes tem o objetivo de trazer fertilidade, sensualidade e amor. No plano físico é ótima para hipertensão.

- Copo-de-leite - representa inocência e pureza, associa-se ao sagrado e simboliza a paz. É indicado em os arranjos festivos de eventos jovens, Dia das Mães, Namorados e Finados.

- Camomila - um velho ditado diz que basta ter camomila em casa plantada junto de outras plantas que nenhuma planta adoece. É uma flor que traz bastante calma e suavidade e suas principais propriedades físicas são os poderes anti inflamatório, antiespasmódico e sedativo. O seu óleo essencial é muito usado em crianças quando há diagnóstico de infecção e dor, portanto para acalmar as cólicas, e é bastante usado para dores de dente.

- Azaleia - ajuda a analisar os atos com clareza. Originária do Oriente foi aprimorada durante décadas para se aperfeiçoar ao nosso clima tropical.

- Girassol traz benefícios ao coração e as sementes são ricas em vitaminas E, D e complexo B.

- Alecrim - ter a planta em casa é garantia de proteção para o lar desde a antiguidade. É um ótimo estimulante emocional, dá energia e alegria.

- Violeta quase uma exceção às flores em geral, a violeta não trabalha doando e sim tirando energia do ambiente, ou seja, vasinho de violetas no quarto jamais, o único cômodo onde ela pode ser uma boa ideia é o banheiro, para que absorva as energias locais. Então nada de levar violetas quando for visitar familiares e amigos, é um verdadeiro presente de grego.


Dicas práticas:
Olheiras: faça um chá de camomila, coloque na geladeira e use, geladinho, sobre os olhos.
Clarear mechas de cabelo: uma infusão forte camomila e muito sol: é o suficiente para deixar os fios mais clarinhos.
Combater o estresse: use flores sedativas como camomila, lavanda e rosa. Coloque em uma banheira um punhado delas e curta seu banho esfregando delicadamente as flores em seu corpo. Se não tiver banheira, entre no chuveiro e passe as flores por todo o corpo, fazendo movimentos de dentro para fora, como se estivesse limpando os membros. Esse banho traz relaxamento e calma.
Para acabar com a apatia: procure ter em casa flores vermelhas, laranjas e amarelas com tom forte. A vibração das cores nos energiza e ao ambiente também. Ferva 1 litro de água com as flores em uma panela. Tampe por 10 minutos, coe a água e tome um banho com essa água do pescoço para baixo por pelo menos 7 dias seguidos. A apatia tende a ir embora dando lugar à segurança e à energia positiva.
Contra a insônia: pegue um maço de lavanda e deixe pendurado de ponta-cabeça por 7 dias. Quando secar, é só colocar dentro da fronha do travesseiro, ajuda quem tem insônia e sono agitado.
Equilibrar físico e emocional: junte lavanda, jasmim, gerânio, chá verde, ferva todas juntas e acrescente na água do banho. Só não use se estiver grávida ou se sofrer de epilepsia.

Cada flor possui um “quantum” de energia. Esse bloco possui freqüência vibracional e características próprias. A freqüência vibracional das flores pode ser transferida para a água, no caso de obter uma essência Floral. Essa água passa a vibrar ressonantemente com a freqüência da flor. Essas vibrações podem ser absorvidas pelo ser humano produzindo bem estar e rearmonizando as estruturas emocionais e mentais desencadeadoras de doenças.

O ser humano é visto de forma integral nos seus aspectos físico, mental e emocional, os quais são interligados e interdependentes, funcionando como um sistema onde o desequilíbrio de um dos aspectos afetará todos os outros. A visão sobre o ser humano passa a ocorrer dentro da totalidade e da integralidade, como um universo dentro de outro mais abrangente: O Universo Cósmico.

Se a força do estímulo for mais forte do que a força vital interior presente, os corpos serão forçados a se ajustarem de modo que a consequência dessa força seja percebida ou experimentada. Se a força do estímulo for dissonante, a consequência dessa força poderá variar de levemente desagradável a insuportavelmente dolorosa.

Pelas leis da física, a ciência confirma a permutação de energia e matéria em extensos campos eletrodinâmicos maciços que são mensuráveis em termos de forma de onda, frequência, comprimento de onda e amplitude. Os mesmos campos e substâncias em movimento pelo Cosmos movem-se pelos nossos corpos. Tudo no Cosmos vibra em sua própria frequência, o que torna claro que toda substância e todo corpo também vibra em sua própria *frequência específica*.

É importante compreender que toda substância, todo corpo e todo ser vibra em sua própria frequência e que essa vibração será extremamente amplificada quando estimulada por uma frequência ressonante semelhante ou compatível. A ressonância com as forças da “vida”, as forças da bondade, as forças da gratidão, as forças do amor, irá amplificar essas ressonâncias e fortalecer tremendamente nosso corpo. A ressonância pelo ego através das forças de medo, raiva, frustração e resistência (ao que “é”) também amplificará grandemente esses distúrbios em nosso corpo.

Plantas e flores vivas num ambiente equilibram as energias, eliminam más vibrações e atraem bons fluidos. Logo, use a abuse de plantas e flores na sua casa e empresa. Ao por uma planta ou flor, podemos associar a ela alguma "intenção energética", para atrair ainda mais energias favoráveis à nossa vida e às pessoas.

1)Atraia boas vibrações com as cores das flores:
Independente do tipo de flor, podemos usar as cores para atrair boas energias. Exemplos:
- Paz e tranquilidade: flores brancas e rosadas
- Riqueza e prosperidade: flores amarelas e vermelhas
- Alegria e felicidade: flores amarelas, vermelhas e cores cítricas
- Amor e paixão: flores vermelhas e rosadas
- Romance: flores rosadas e brancas
- Amizades: flor amarela e cores cítricas
- Saúde: flores brancas e o verde das plantas

2)A Flor de cada Signo Chinês:
Você sabe qual é seu signo chinês? Serpente? Rato? Após você conhecer seu signo, você poderá atrair boas energias, colocando ao seu lado a flor que o rege. Veja abaixo qual é sua flor:
- Rato: Orquídea
- Boi: Violeta
- Tigre: Rosa
- Coelho: Filipêndula
- Dragão: Lótus
- Serpente: Camélia
- Cavalo: Hibiscos
- Cabra: Narciso
- Macaco: Sabugueiro
- Galo: Girassol
- Cão: Laranjeira
- Javali: Giesta

3) Simbologia das Flores:
As flores podem ser associadas a uma energia, ideia ou mensagem. Veja abaixo alguns exemplos:
- Rosa: Amor e Romance
- Girassol: Vitalidade e Riqueza
- Lírio: Paz
- Orquídea: Requinte
- Narciso: Vaidade
- Crisântemo: Paixão
- Violeta: Humildade
- Jasmim: Elegância
- Jacinto: Tristeza
- Margarida: Delicadeza
- Cravo: Sofrer
- Tulipa: Enamorar
- Camélia: Equilíbrio

Em todos os seres vivos sem exceção, existe um campo vibracional de pura energia, então com as flores não poderia ser diferente.

Portanto dependendo da região, do tipo de solo, das condições climáticas do ambiente em que determinada flor nasceu e se desenvolveu, isso irá influenciar e determinará suas características e particularidades energéticas.



A essas características peculiares e inerentes a determinada flor, damos o nome de: Assinatura. Assim como a assinatura de uma determinada pessoa é bem caracterizada e exclusiva daquela pessoa.Existem plantas e flores que possuem uma assinatura única, exatamente por suas características peculiares, por pertencer a determinada família de plantas, por nascer em determinada região, onde nenhuma flor mais existe. Então essa flor tem uma energia especial, uma vibração única e exclusiva.

Assim essa determinada flor servirá exclusivamente para tratar de determinado tipo específico de desequilíbrio ou enfermidade.

E como a natureza é pródiga em milhões de espécies, imagine o caro leitor o quanto ainda existe nesse mundo natural a ser explorado?

A energia das flores para tratamento terapêutico é uma realidade, inquestionável, principalmente para quem já experimentou os benefícios de tão valioso auxilio.

Então, convido você a trazer a natureza vegetal para dentro de seu lar ou espaço de trabalho.

Fontes: Revista Plantas, Flores & Jardim, energeticsyntensis.com, Franco Guizzetti, coisasdaterra.com,
olhosabertos.com.br, minhavida.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário