LAVANDAS

LAVANDAS

domingo, 22 de outubro de 2017

ÓLEO ESSENCIAL DE PISTACHE (MASTIX) – Pistacia lentiscus - ANACARDIACEAE





NOME COMUM     Pistache, Mastix, Mastique
NOME BOTÂNICO Pistacia lentiscus
FAMÍLIA BOTÂNICA          Anacardiaceae
EXTRAÇÃO  Destilação de baixa pressão. A temperatura não deve ser excessiva e a destilação deve ser lenta, a fim de preservar o máximo de componentes ativos do óleo essencial. Estes são os componentes que contribuem para o seu efeito aromático especial e seu poder de cura. Cada óleo essencial deve ser destilado em tempos e temperaturas diferentes. Se um óleo essencial é destilado muito rápido (pressão e temperatura alta), alguns de seus componentes preciosos podem ser perdidos.
PARTE DA PLANTA UTILIZADA    Ramos / Folhas
NOTA AROMÁTICA          TM = Nota de Topo / Média
COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA    alpha-Pinene, Myrcene, Limonene, Terpinene-4-ol, gamma-Terpinene

A aroeira ou pistacia lentiscus pode se apresentar como uma árvore, isso porque ela pode chegar a ter de 4 a 5 metros de altura e a largura ainda varia entre 2 a 3 metros. Porém, essa espécie é classificada como arbusto e a sua principal característica, no que diz respeito ao crescimento, é além de poder chegar a grandes proporções é o fato de ser ereto e irregular, fazendo-a parecer uma pequena árvore.

A pistacia lentiscus ou aroeira é uma planta bem vistosa e “volumosa” além da altura que pode superar expectativas, ela se apresenta muito ramificada, criando moitas densas e muito altas. E por isso, elas acabam se tornando um bom lugar para abrigo de animais, como de coelhos e também um local perfeito para criação de ninhos por parte de outros bichos.

A aroeira é classificada como uma planta perene, isto é, ela pode se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de solo. Porém, para que isso não seja um problema, a boa drenagem é requisito básico para que ela cresça forte e bonita. Se tivermos que destacar um solo preferido da pistacia lentiscus, podemos dizer que esse seria o calcário.

Como qualquer espécie, a  pistacia lentiscus ou aroeira tem as suas regiões preferidas, isso porque tem preferência de temperatura. Para que ela cresça de forma espontânea, os melhores lugares são as regiões mediterrâneas e mais os territórios de Macaronésia, que seriam, Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira.

Outra particularidade é que a aroeira gosta de estar no meio de outras espécies, normalmente, cresce em meio a um matagal, junto com outros arbustos, todos claro, que gostam do clima da região mediterrânea.

A região mediterrânea para a aroeira representa ter um clima com um inverno com bastante chuva, enquanto os verões são secos. Além disso a  pistacia lentiscus suporta sem nenhum problema o vento marítimo.
Voltando um pouco a falar das características científicas da pistacia lentiscus, como qualquer planta ela pertence a uma família e a sua é anacardiaceae. Essa família na qual está incluída a aroeira é bem grande e tem pelo menos 600 espécies diferentes que fazem parte dela. Além disso, é dividida em 70 gêneros diferentes. Entre as plantas que fazem parte da família anacardiaceae você encontra árvores frutíferas, como o cajueiro e a mangueira.

A pistacia lentiscus além de pertencer a anacardiaceae, ela entra no grupo do gênero pistacia, no qual é composto de 10 espécies, incluindo a própria. E dela saem um dos frutos que é muito apreciado pelas pessoas e é comestível, estamos falando do pistachio ou pistache. Esse fruto pode ser consumido salgado, torrado, fresco, em saladas, em guisados ou até mesmo gelado. Sem falar na quantidade de receitas que são preparadas com o pistache.

Voltando um pouco as características “físicas” da  pistacia lentiscus ou aroeira, é uma planta com folhas que se apresentam alternadas espalhadas pelo caule, além disso, se apresentam com uma textura coriácea e possuem um verde escuro brilhante.
As folhas além de bonitas e vistosas possuem vários folículos na forma oval, que variam entre 2 a 10 como quantidade, porém, não existe um folíolo terminal. Cada folha termina fazendo a forma de uma letra “V”.
Já os pecíolos dos folíolos são alados e se apresenta na cor avermelhada. Sobre o termo alados, significa que esses folíolos não possuem expansão laminar e formam uma folha estreita e longa. Porém, é possível encontrar os folíolos em outras formas. A estrutura, neste caso, pode ser mais grossa e as folhas ainda mais avermelhadas. Neste caso, são chamados de bugalhos ou galhas. Isso acontece porque se trata de uma defesa natural dessa planta quanto ao ataque de parasitas. Quando isso acontece, os bugalhos aparecem na parte superior dos folíolos e sempre na forma arredondada.

O momento de floração da  pistacia lentiscus é durante a primavera e as suas flores são discretas, pequenas e se apresentam em cachos que são bem compactos.

Cada arbusto que pertence a essa espécie possui as flores somente de um único sexo, por isso, para que a semente seja formada, é necessário que existam flores masculinas que fiquem perto da espécie feminina.
Podemos dizer que é um caso raro, uma vez que a maioria das plantas de cor verde possuem flores com órgãos sexuais tanto feminino quanto masculino e por isso, são chamadas de monoicas. A  pistacia lentiscus entra na categoria contrária, chamada dioica porque o masculino e o feminino não estão na mesma flor e sim em “indivíduos diferentes”.
As flores masculinas da aroeira não possuem corola, porém o seu cálice é formado por 5 estames de filetes bem curtos e 5 sépalas e mais anteras vermelhas e grandes. O mesmo acontece com as flores femininas, que não possuem corola, mas de 3 a 4 sépalas e mais um ovário ovoide da cor esverdeada. Depois tem uma coroação feita de um estilete bem curto que é alargado no ápice, deste ponto aparecem e 3 estigmas que são oblongos, recurvados e avermelhados.

É graças ao vento que é feita a polinização e por isso, os seus frutos ficam aromáticos e se apresentam em forma de baga arredondada. Com o passar do tempo, no processo de amadurecimento de verde se tornam vermelho e em seguida, preto, tornando um excelente alimento para as aves. Os frutos aparecem no outono e no inverno.


O pistache é uma semente deliciosa e reconhecida por suas propriedades nutricionais saudáveis. Junto com as nozes, amêndoas e castanha de caju, pistache formam importante fonte de proteínas, gorduras e minerais para regiões de outra forma secas e áridas da população do sul da Ásia Central, e Ocidental.

É uma rica fonte de energia; 100 g de nozes fornece 557 calorias. Além disso, eles são ricos em ácidos gordos monoinsaturados, como ácido oleico e uma excelente fonte de antioxidantes. O consumo regular de pistache na dieta ajuda a total menor, bem como mau colesterol LDL e aumenta níveis de colesterol bom HDL no sangue. Os estudos sugerem que a dieta mediterrânica, que é rico em fibra dietética, ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes ajudam a prevenir a doença arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo o perfil lipídico no sangue saudável.

Pistache é também uma fonte rica de muitas substâncias fito químicos que podem contribuir para sua atividade antioxidante global, incluindo carotenos, vitamina E e compostos antioxidantes poli fenólicos. Os estudos têm sido sugestiva de que esses compostos ajudam a remover os radicais livres de oxigénio tóxicos a partir do corpo, e assim, o proteger de doenças, cancros, bem como infecções.

O pistache é uma excelente fonte de vitamina E, especialmente ricos em gama tocoferol, contêm cerca de 23 g  por 100 g de pistache. vitamina E é um poderoso antioxidante solúvel lípido, fundamental para a manutenção da integridade da membrana celular das membranas mucosas e da pele; oferecem proteção contra os radicais livres de oxigênio nocivas.

A semente de pistache é uma fonte rica no grupo de vitamina do complexo B, como a riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantatênico, folatos vitamina B-6, e.

É uma fonte de sais minerais como o cobre, o manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, e selénio. 100 g nozes fornecer 144% dos níveis diários recomendados de cobre. O cobre é um mineral essencial que é requerido em neuro-transmissão, o metabolismo, bem como de células vermelhas do sangue (RBC) síntese.

O óleo extraído do pistache é um dos óleos alimentares mais saudáveis. Possui agradável aroma de semente e tem excelentes propriedades emolientes. O óleo de pistache ajuda a manter a pele bem protegida do ressecamento. Além sido usado na culinária, é também empregado como “transportador ou óleo de base” na medicina tradicional em massoterapia, aromaterapia, na indústria farmacêutica e na indústria de cosméticos.

Apenas uma mão cheia de pistache por dia fornece níveis recomendados suficientes de antioxidantes fenólicos, sais minerais, vitaminas e proteínas.

Pistache tem melhor crescimento sob climas quentes e secos com invernos frios. O pistache está  sendo cultivado em grande escala nos pomares nos EUA, Irã, Síria, Turquia e China. Depois de plantio, que leva cerca de oito a dez anos até produzir a primeira safra principal. Uma vez estabelecida, ela continua a dar frutos ao longo dos séculos.

O fruto, na verdade, é uma drupa (fruto com uma grande semente individuais localizados central), e seu kernel semente é, na verdade, a parte comestível. Cada estação, a árvore dá cachos pesados de frutos, que aparecem um pouco como a de um cacho. No exterior, o fruto maduro apresenta casca dura, off-white cor, que se separa expondo amarelo luz verde, semente de forma oblonga dentro. As medidas das sementes de pistache são normalmente com cerca de 1 centímetro de comprimento e 1/2 polegada de diâmetro e pesa cerca de 0,7-1 g.



PRECAUÇÕES          Manter fora do alcance de crianças. Evite contato com os olhos. Conservar em local fresco e ao abrigo da luz direta. Em caso de irritação suspenda o uso. Uso Externo.


Fontes: Oshadhi, Wikipédia, flores.culturamix.com, formasaudavel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário