LAVANDAS

LAVANDAS

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ÓLEO ESSENCIAL DE RAVENSARA (Var. AROMÁTICA - folhas) – Cryptocarya agathophylla - LAURACEAE


 Nome científico: Ravensara aromatica
Origem: Madagascar
Obtenção: destilação a vapor das folhas

Como a ravensara aromática é o óleo das folhas e ravensara anisata da madeira, ambos da mesma planta, passamos assim a utilizar apenas o nome Cryptocarya agathophylla

Óleo essencial da expansão
Aroma canforado, expande a mente, amplia as possibilidades para além do impossível.
Antiviral, tem ação efetiva no sistema respiratório, cicatrizante, ameniza os efeitos cutâneos da acne.

Antiviral. Útil em afecções respiratórias, febre, gripe, bronquite, sinusite, rinite, congestão nasal, catarro e herpes (A-B-EP-F- I-M-TL-V)

Ravensara é um dos óleos anti-infecciosos mais eficazes na aromaterapia, especialmente quando o que se está tratando é um agente viral. Tem a vantagem de não apresentar a alta toxidade da tuia ou a ardência do orégano, sendo bem tolerada inclusive por crianças. Mas é bom saber que há óleos diferentes, das folhas e da madeira. O óleo da madeira possui alto teor de anetol e é chamado comumente de Ravensara anisata. O óleo das folhas, ou Ravensara aromática, é mais efetivo contra infecções. É um dos óleos mais eficientes para combater gripe, sendo que gripes mal curadas ou que não passam com apenas 2-3 dias de uso da Ravensara normalmente são solucionadas. Por isso têm sido um óleo indicado nos casos de H1N1 (gripe suína).

Ravensara aromática possui indicações em:
Rinofaringite, Gripe, Sinusite, Bronquite, Coqueluche, Hepatites virais (tipo C), Enterite viral, cólera, Herpes, Zona, zona oftálmica, Varicela, tifo exantemático, Mononucleose infecciosa, Peste, problemas neuromusculares, insônia, Fadiga muscular, Molusco contagioso.

Ravensara é um óleo essencial oriundo de Madagascar da espécie Cryptocarya agathophylla. O óleo das folhas é um dos óleos anti-infecciosos mais eficazes na aromaterapia, especialmente quando o que se está tratando é um agente viral, com a vantagem, não apresenta a alta toxidade, sendo bem tolerada inclusive por crianças. É considerado um dos melhores óleos para tratar de gripes. Existe tanto óleo obtido das folhas e da madeira, não devendo-se confundir ambos.

O óleo da madeira possui alto teor de anetol, sendo chamado comumente de Ravensara anisata.

Ravensara aromática (ravensara folhas) possui indicações, de acordo com livros franceses, em:
Rinofaringite ,Sinusite, Bronquite, Coqueluche, Anti-infeccioso, Gripe,
Hepatites virais (tipo C), Enterite viral, cólera, Herpes simplex e zoster,
Varicela, tifo exantemático, Mononucleose infecciosa, Peste, problemas neuromusculares, insônia, Fadiga muscular e dos nervos, Cansaço mental (para estudos).


Forma de uso: Inalação 6-12 gotas 3x ao dia. Uso interno 3-5 gotas 3x ao dia. Uso local a 2-3%. Em gripes, o uso oral de 3-5 gotas combinado com 5 gotas de própolis em uma colher de sopa de mel apresenta resultados muito rápidos.

A- AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL: pingue +-12 gotas de OE na água e adicione no difusor ambiental.
B- BANHO DE IMERSÃO (BANHEIRA, OFURÔ, etc...): para aromatizar a água da banheira, dissolva 3 colheres de leite em pó em um copo d’água. Pingue 21 gotas de OE nesta solução e adicione à água da banheira, ou pingue 21 gotas de OE em 5 colheres de sopa de óleo vegetal e adicione à banheira. Nunca use OE diretamente na banheira sem diluição.
CA- COLAR AROMÁTICO: pingue 3 gotas no orifício do colar. Adicione mais gotas toda vez que o aroma acabar.
EP- ESCALDA PÉS: dilua 15 gotas de OE em uma colher de sopa de óleo carreador e adicione à água de um balde ou ofurô de pés.
F- FRICÇÕES: pingue entre 10 e 20 gotas de OE distribuídas por todo o corpo e friccione a pele vigorosamente. Evite as mucosas genitais e dos olhos.
I- INALAÇÃO: pingue 3 gotas de OE em um lenço e inale; 5 gotas de OE no inalador; pingue 2 gotas de OE no pulso, friccione com o pulso da outra mão e inale.
M- MASSAGEM: adicione de 50 a 70 gotas de OE em 120ml de óleo vegetal e utilize-o na massagem.
T- USO TÓPICO: pingue 5 gotas de OE diluídas em 1 colher de sopa de óleo de pracaxi ou rosa mosqueta ou 2 gotas de OE diretamente sobre a área a ser tratada.
TL- TRAVESSEIRO E LENÇÓIS: pingue 3 gotas do OE no travesseiro e 6 nos lençóis.
V- VAPORIZAÇÃO: pingue 15 gotas de OE em um recipiente com água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inspire até a água esfriar.


Os benefícios de saúde do óleo essencial de Ravensara podem ser atribuídos às suas propriedades anti-alergénicas, analgésicas, antibacterianas, antimicrobianas, antidepressivas, antifúngicas, antissépticas, antiespasmódicas, antivirais, afrodisíacas, desinfetantes, diuréticas, expectorantes, relaxantes, e tónicas.

A Ravensara é uma grande árvore das florestas tropicais de Madagáscar e seu nome botânico é Ravensara aromatica. O seu óleo essencial é elogiado em Madagascar como o óleo "cura tudo", do mesmo modo que óleo de chá verde é elogiado na Austrália . O seu óleo essencial é extraído por destilação a vapor das suas folhas e contém alfa pineno, delta careno, cariofileno, germacreme, limoneno, linalol, chavicol de metil , eugenol de metil, terpineol e sabineno.
A ravensara ocupa um lugar no sistema medicinal tradicional de Madagáscar e tem sido usado por séculos como um tônico e no combate às infecções. Os estudos modernos sobre este óleo revelou muitos outros valores medicinais.

- Analgésico: A propriedade analgésica do óleo de ravensara torna-o num remédio eficaz para muitos tipos de dores incluindo, dores de dente, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, dores nos ouvidos, constipações, etc.

- Anti-alergênico: Este óleo por si é irritante e não reduz a tendência alérgica também, mas aos poucos, ele constrói uma resistência contra substâncias alergênicas e, portanto, o corpo deixa de reagir contra eles.


- Antimicrobiano e antibacteriano: Algumas bactérias e micróbios não suportam a presença deste óleo essencial. Eles temem porque existem razões suficientes por trás disso. Este óleo é fatal para as bactérias e micróbios e acaba com suas colónias. Impede o crescimento das infecções e para novas infecções. Assim, ele pode ser usado contra doenças resultantes de infecções bacterianas e virais, tais envenenamento por alimentos, cólera, febre tifoide, etc.

- Antidepressivo: Este óleo é bom na luta contra a depressão dando um impulso aos pensamentos positivos e de esperança. Ele eleva o humor, relaxa a mente e chama a energia e o sentimento de esperança e alegria. Isto, se sistematicamente administrado a pacientes com depressão crónica, pode ajudá-los gradualmente sair da situação.

- Anti-fungos: Como com as bactérias e micróbios, este óleo também é muito duro com os fungos. Ele impede o seu crescimento e até mata os seus esporos. Por isso, pode ser usado contra infecções fúngicas nos ouvidos, nariz, cabeça, pele e unhas.

- Antisséptico: A sepsia é causada por um tipo de bactéria chamada Staphylococcus aureus, que infecta principalmente as feridas abertas e desprotegidas e também órgãos internos delicados. A sepsia é uma grande ameaça para a vida de um recém-nascido, como sua pele é muito delicada para suportar qualquer infecção. Ainda assim, milhares de bebés morrem devido à sepsia. Esta bactéria espalha-se muito rapidamente e cobre todo o corpo, causando dores agudas nos músculos, cãibras, aflições e contrações anormais nos músculos, convulsões, febres e inchaços. O óleo essencial de ravensara tem certos componentes como o limoneno e o eugenol de metil (e outros) que não deixam que isso aconteça porque matam essa bactéria e inibem o seu crescimento. Ele pode ser ingerido para que o seu efeito se espalhe uniformemente pelo corpo.

- Antiespasmódico: Aqueles que sofrem de tosse convulsa, falta de ar, cãibras, diarreias, dores no abdómen, problemas nervosos, convulsões, podem aproveitar este óleo como um bom remédio. Ele combate os espasmos induzindo o relaxamento nos músculos e nervos.

- Antiviral: Este combatente eficaz contra bactérias é um lutador contra vírus também. Ele para o crescimento viral através da ruptura do cisto (o revestimento protetor do vírus) e depois mata-o. É muito bom no combate a doenças causadas por vírus, tais como a constipação comum, gripe, sarampo, papeira, varíola, etc.

- Afrodisíaco: O óleo essencial de ravensara é um bom tratamento para a cura, particularmente da frigidez. Ele aumenta a libido e também ajuda a tratar a disfunção erétil.

- Desinfetante: Quem provoca infecções? Quem mais, mas bactérias, fungos, vírus e protozoários. Então é claro que o óleo vai ser um desinfetante. Sim! O óleo pode parar o crescimento dessas bactérias, fungos, vírus e protozoários e pode eliminá-los até sendo assim um desinfetante ideal. O óleo essencial de ravensara é capaz de inibir todos os tipos de infecções referidas anteriormente e isso torna-o num desinfetante eficaz. É igualmente eficaz, interna e externamente. Ele também desinfeta o ambiente se usado em fumegantes, vaporizadores ou sprays. Os benefícios adicionais são uma fragrância doce e sem efeitos secundários adversos como os desinfetantes sintéticos.

- Diurético: A propriedade diurética do óleo essencial de ravensara facilita a remoção de resíduos e toxinas do corpo por provocar uma maior micção, tanto em frequência como em quantidade. Ele também ajuda a remover o excesso de água, sal e gordura do corpo, mantendo-o seguro contra doenças associadas ao acumular de toxinas (por exemplo, reumatismo, gota, artrite, acne , furúnculos, etc.), de água (edema), de sal (hipertensão, retenção de água, etc.) no corpo. Além disso, faz sentir-se mais leve e também facilita a digestão.

- Expectorante: A expectoração é o processo de diluição ou amolecimento dos depósitos de catarro no sistema respiratório e facilitando o seu caminho para fora do corpo. Ela é necessária nos casos de tosse, congestão, asma e problemas de respiração e sensações de peso no peito que surgem devido ao endurecimento do catarro nos brônquios, traqueia, laringe, faringe e pulmões.

- Relaxante: O óleo essencial de ravensara é conhecido há séculos devido às suas propriedades relaxantes e calmantes. É muito bom para provocar o relaxamento, nos casos de tensão, stress, ansiedade e outros problemas nervosos e neurológicos. Ele também acalma e alivia as aflições e distúrbios nervosos. O seu efeito relaxante ajuda a trazer o sono aos doentes que padecem de insónias.

- Tônico: O óleo essencial de ravensara tem um efeito de tonificação e fortalecimento do corpo. Facilita a absorção de nutrientes no organismo e ajuda a todos os sistemas orgânicos a funcionarem corretamente. Desta forma, promove o crescimento e dá energia e força. Este óleo é particularmente bom para as crianças que crescem porque é um tônico de crescimento.

Outros Benefícios: O óleo de ravensara tem inúmeros outros benefícios. Ele pode ser usado para tratar da má circulação do sangue impróprio e da linfa, fadiga, dores nos músculos e articulações, edemas, indigestão, zona, herpes, etc. Ele também tem a propriedade vulnerária e ajuda a curar as feridas mais rapidamente, protegendo-as de infecções e lava à aglomeração de leucócitos e de plaquetas no local afetado.

Algumas palavras de precaução: Este óleo é completamente seguro, não provoca toxicidade, foto-toxicidade, irritações ou sensibilização. Não é recomendado durante a gravidez uma vez que tem propriedades afrodisíacas, o que significa que ele funciona com certas hormonas cuja secreção pode ter alguns efeitos adversos na gravidez.

Fontes: Laszlo, Wikipédia, Ilegumes.net, Terra-flor, Oshadhi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário