LAVANDAS

LAVANDAS

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PRIMAVERA SIMBOLIZA CICLO DE PROSPERIDADE


Xamanismo sugere que a estação é época de crescimento e recomeço

O fluxo das estações e as fases da Lua afetam a vida no campo, o nosso ânimo e as mudanças no tempo. Na verdade, os quatro ciclos das estações indicam pontos de mudança da energia da natureza dentro de nós mesmos. Porém, nas grandes cidades, o movimento da força sutil não é percebido com tanta consciência.
A Primavera é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.

Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. É uma estação excelente para trabalhar a comunicação, a abundância e a fertilidade em nosso caminhar individual. No Xamanismo celebramos a "Mãe Terra", honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As crianças representam as sementes do futuro e estão muito presentes com sua alegria e disposição dentro deste processo.

De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.

Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados. Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra.

PRIMAVERA INSPIRA BUSCA DE SIGNIFICADO PARA A VIDA
A primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.

O índio foi além desse conceito, crendo que as sementes que agora plantamos são para a próxima vida. As sementes da próxima vida estão sendo preparadas na vida presente que estamos vivendo. Não há como escapar da consequência de nossas ações. Cedo ou tarde o passado reaparece para nós.

Sendo assim, na primavera somos convidados para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.
QUE TAL REVER ALGUMAS ATITUDES?
A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais. O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade.

Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos acima dos nossos preconceitos aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar cair. Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal e menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega com a primavera.

É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior e nossa fé. Neste momento em que a força de vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, depois das limitações e do recolhimento do inverno.

"Você não conhece sua primavera espiritual íntima. Ela ainda não veio, você ainda não a convidou. A primavera exterior vem e vai, mas a primavera interior só vem e nunca vai. É uma primavera eterna. Suas flores são flores da eternidade.
Uma vez iluminado você fica para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior", Osho.


A Primavera é o momento de despertar - uma libertação das amarras do inverno -, o desabrochar das flores e folhas a um tempo de vitalidade renovada para todos nós. Somos mais inclinados ao otimismo, em sintonia com o alegre canto dos pássaros, a cor vívida das folhas e flores da primavera. 

Tudo fresco, claro e limpo - a época do ano que representa um novo despertar, um novo começo e uma nova esperança. É quase possível sentir a onda de energia junto às horas mais longas do dia.  Adrian Seager

Para potencializar a energia que emana desta belíssima estação nada melhor do que os óleos essenciais extraídos das frutas cítricas.

Laranja doce - Citrus aurantium var. dulcis - para adoçar a vida, especialmente para  aqueles que se entristecem demasiadamente na estação do inverno, estes serão altamente beneficiados pelo doce e elevante aroma da laranja doce que confere bom ânimo e boa disposição para que as atividades da vida cotidiana possam ser realizadas com prazer.

Limão - Citrus lemon - excelente para manter leveza e disposição física e mental  para que a primavera posso ser desfrutada com saúde, foco e clareza
Grapefruit - Citrus x paradisi - perfeito aliado da saúde do sistema linfático age bem para aliviar a congestão linfática e edemas, uma ótima opção para o uso na massagem de drenagem linfática  ajuda a manter o corpo limpo de toxinas e com boa disposição, além de ajudar a manter o sistema imunológico ativo e saudável.
Bergamota - Citrus bergamia - aliado da saúde do sistema nervoso central e circulatório  ele ajuda a manter a mente criativa iluminada e o coração repleto de entusiasmo.  Um verdadeiro balsamo para a mente e o coração.

Alergias de Primavera
Depois de um longo inverno, muitas pessoas admiram a floração de árvores e plantas anunciando a chegada da Primavera. Sim, a temporada da Primavera traz consigo uma explosão de crescimento. As folhas das árvores começam a brotar, gramíneas e ervas daninhas tendem a florescer. No entanto, a Primavera também traz alguns efeitos colaterais indesejados para aqueles que sofrem de alergias sazonais.
Sintomas de alergia sazonal na Primavera podem piorar quando o vento está soprando e a concentração de pólen é alta, e pode diminuir se começa a chover, resultando em queda da contagem de pólen no ar.

Estes sintomas podem aparecer mesmo se a pessoa nunca experienciou sintomas de alergia no passado. Pessoas com aumento dos sintomas durante a primavera podem ser úteis para descobrir os alérgenos mais prováveis e que estão provocando os sintomas de modo que tratamentos preventivos possam ser tomados antes do início dos sintomas.

Os sintomas de alergia pode ser sazonais ou ao longo do ano.
Sintomas tipicamente sazonais melhoram ou desaparecem após o alérgeno não estiver presente em níveis mais altos, só para voltar novamente quando a temporada se aproxima do próximo ano. Pessoas que têm sensibilidade a mais de um alérgeno ou alérgenos que possam estar presentes a qualquer momento podem apresentar sintomas durante as estações múltiplas ou ao longo do ano.

Quais são os sintomas comuns da alergia?
Sintomas de alergia aparecem quando o corpo de uma pessoa entra em contato, com uma substância denominada alérgeno. Podemos considerar como gatilhos ou alérgenos substâncias como o pólen, pêlos, poeira, mofo, o látex, castanhas, ovos, glúten e muito mais. Quando expostos a estes acionadores, o corpo tenta se proteger, fazendo com que células do sistema imunológico produzam substâncias químicas como a histamina, que pode provocar súbitos sintomas alérgicos assim como sintomas que podem durar dias ou semanas.

Às vezes, as alergias são difíceis de diagnosticar. Outras doenças respiratórias e distúrbios, como uma infecção respiratória ou uma gripe, podem ter sintomas semelhantes. Doenças de pele e infecções também podem imitar ou estar relacionado a alergias que causam alterações na pele, por isso é sempre útil procurar um profissional de saúde para informações detalhadas sobre os sintomas e quaisquer fatores desencadeantes conhecidos.



Sintomas comuns da alergia podem incluir:

• Congestionamento na cabeça, nariz e /ou no peito

• Espirros

• Corrimento nasal

• Tosse que geralmente é seca e pode piorar ao tentar deitar-se

• Coceira nos olhos e olhos secos

• Olhos irritados e lacrimejantes - olheiras também podem aparecer sob os olhos

• Dor de cabeça, especialmente ao longo e /ou sob os olhos que pode piorar se a pessoa olha para seus pés

• Dor de garganta relacionada à drenagem da tosse e/ou sinusite

• Fadiga

Sintomas de alergia podem levar a infecções como sinusite e pode piorar outros problemas de saúde como a asma. Reações alérgicas graves incluem sintomas mais graves como urticária, baixa pressão arterial, falta de ar, e até mesmo a morte...

Aromaterapia pode ser usada de várias maneiras para ajudar a aliviar os sintomas de alergias sazonais. A inalação é uma das formas mais eficazes de usar aromaterapia.

Use óleos essenciais em um difusor de aromaterapia, adicione algumas gotas de um óleo essencial em um aromatizador pessoal ou adicionar óleos essenciais à água do banho. Massagem de aromaterapia também é uma forma eficaz de ajudar a aliviar os sintomas de alergias de primavera.

Tipos de óleos essenciais para alergias sazonais
Muitos tipos de óleos essenciais são adequados para tratar os sintomas de alergias sazonais. No entanto, os óleos essenciais anti-virais, imuno-estimulantes, anti-inflamatórios, expectorantes ou bactericidas são os adequados para o tratamento de alergias de Primavera, dependendo dos sintomas específicos. Óleos essenciais que são também restaurativos, calmantes e relaxantes também pode ajudar.

Portanto, os sintomas específicos de alergias de primavera vão determinar o tipo de óleo essencial para uso adequado. Para tratar os sintomas de alergias sazonais temos como sugestões:

• Eucalipto e Tea Tree - ajudam a combater sintomas como congestão, dores de cabeça, dificuldades respiratórias e são excelentes para combater a infecção
• Hortelã-pimenta - ajuda a aliviar as dificuldades de respiração, combater a infecção e aliviar dores de cabeça, além de dores musculares
• Limão - ajuda a proteger a imunidade e aliviar queixas respiratórias
• Lavanda - ajuda a limpar catarro, construir a imunidade, alivia dores de cabeça, dores musculares e facilita o relaxamento
• Camomila romana - ajuda a relaxar, limpa dores de cabeça e alivia a inflamação
• Cipreste - ajuda a aliviar problemas respiratórios e suprimir a tosse.

Quem sofre com coceira e secura nos olhos. Prepare uma loçãozinha com creme oil-free, óleo de jojoba, hidrolato de tea tree e algumas gotas de lavanda e utilize ao redor dos olhos. Mantem a região hidratada e alivia a coceira.

A  aromaterapia tem muita relação com a nossa memória olfativa, ou seja, aos cheiros que nos remetem a momentos bons e inesquecíveis: o cheirinho daquele bolo fofinho feito pela nossa mãe, o perfume de uma pessoa amada ou o cheirinho de bolinhos que sua avó quando recebia visitas.

Vale lembrar que essa ciência faz uso de óleos essenciais puros. Se eles não forem puros, podem até causar maléficos à saúde. "Os óleos essenciais extraídos das plantas sempre devem ser guardados em frascos de vidros escuros (nunca em plástico), em lugar fresco, seco e não ficar expostos à luminosidade. E nunca deixe um óleo essencial aberto, pois ele é volátil e a mistura oxida em contato com o ar".

Há várias formas de se fazer bom uso dos óleos. Você pode pingar uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta no box e inalar para obter energia, por exemplo. Ou ainda pingar uma gota de óleo essencial de lavanda num pedaço de algodão e colocar dentro da fronha do travesseiro na hora de dormir para relaxar. É possível ainda fazer massagem ou drenagem, usar água perfumada ou manter um lenço com esse óleo sempre à mão, para inalar quando preciso.

"Para aromatizar use as gotinhas dos óleos essenciais sempre de cinco em cinco. Por exemplo: eu posso misturar 25 gotas de óleo essencial de Lavanda com 15 de óleo essencial de Laranja (múltiplos de 5) e 10 de Hortelã. E não coloque água junto com os óleos, eles são puros e devem permanecer assim para o ambiente. Podem ser diluídos no escalda-pés (pé dilúvio) ou escalda-mãos (manilúvio), em banhos e massagens".

Separei oito fragrâncias que remetem à primavera e a sentimentos de bem-estar. Confira e veja como usá-los no dia a dia:

Jasmim (sentimento: romance)
Conhecido como o "rei das flores", por seu aroma sensual e profundo, é ideal para ser utilizado em noites românticas, principalmente na preparação de um ambiente aconchegante e sensual. Para aromatização ambiental ou uma deliciosa massagem a dois misture 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo, 4 gotas de Óleo Essencial de Jasmim, e 3 gotas de Óleo de Limão Tahiti.

Néroli (sentimento: sedução)
Já foi considerada a flor das "moças casadouras". É excelente para a pele facial e em tratamentos para pele sensível. A melhor indicação para o óleo essencial é seu uso puro como um sérum: aplique 4 gotas diluídas em uma colher de sopa de óleo vegetal de gérmen de trigo - uma na testa, uma em cada lado do rosto e uma no queixo - e massageie com movimentos circulares leves, para nutrir a pele do rosto. No banho, produz uma sensação extremamente relaxante, bastando aplicar 10 gotas na água da banheira.

Ylang Ylang (sentimento: sensualidade)
Considerada a "flor das flores", contém aroma sensual e, por isso, é muito usada nas festas de noivado e para enfeitar a cama dos cônjuges. Para uma massagem relaxante a dois, em suaves movimentos circulares, seu óleo transmite uma gostosa sensação após o banho, com o corpo ainda levemente molhado. Em 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (excelente para mulheres, por conter muita vitamina E), acrescente 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang.

Gerânio (sentimento: feminilidade)
A flor fornece um óleo essencial indicado especialmente para a mulher. Por ser um fitormônio (hormônio vegetal), auxilia sintomas de TPM, perimenopausa e menopausa, atuando na aceitação da feminilidade. É perfeito para massagens pós-banho e das mãos, por suas características hidratantes. Para um delicioso banho de banheira, misture 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo a 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.

Rosa (sentimento: paixão)
Essa flor tão decantada pelos poetas e pela paixão foi bastante utilizada em vários perfumes e loções em determinadas épocas. Não à toa é denominada "Rainha das Flores", por sua referência direta à feminilidade, à maternidade e até à aceitação da passagem da menopausa com naturalidade. Algumas gotas no banho de banheira potencializam a ação do Óleo Essencial de Rosa como fitormônio e fazem dele um excelente tratamento para pele envelhecida, que carece de nutrição pela escassez do estrogênio, que diminui a quantidade de água na pele facial e corporal.

Cistus labdanum (sentimento: determinação)
Trata-se de uma linda flor branca de aspecto rude e aroma forte. Seu óleo é excelente para tratamentos faciais de peles maduras e que precisem de tonificação. Proporciona um perfume pessoal para mulheres que sabem quem são e o que querem. É ideal para aromatizar ambientes, bastando misturar em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Cistus Labdanum e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.

Camomila romana (sentimento: calma)
A flor tem aroma de natureza e seu óleo não costuma ser usado na perfumaria. Sâmia indica seu uso para banhos e massagens ou na aromatização de ambientes após um dia exaustivo. Coloque em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Camomila Romana, 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.

Lavanda (sentimento: relaxamento)
Seu óleo essencial é indispensável em casa, na bolsa ou no trabalho. Tem múltiplas funções, entre elas o combate à insônia e ações calmante, antidepressiva, respiratória, rejuvenescedora e hidratante. Por ser suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras, cicatrizes e picadas de insetos. Possui efeito balanceador, baixando a pressão arterial e aliviando problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos, principalmente se usado puro na aromatização.

Alecrim - Um óleo que vibra na cor lilás.
Vamos usá-lo sempre quando o objetivo é trabalhar grandes mudanças da alma. Transformar, renovar... transmutar... pensamentos, conceitos, valores,decisões... enfim... quando chega a hora de mudar de verdade.
Além desse papel importante ele age como um estimulante, da memória, e da circulação, por isso é útil na fadiga mental e física.
Gerânio é o óleo da coragem. Um óleo feminino, hormonal e especial para as mulheres.
Seu aroma floral, forte, intenso estimula a ação e a coragem para agir. Sua qualidade energética Yang ajuda todos que precisam de um empurrãozinho para tomar atitudes. No creme facial equilibra a pele seca , hidrata, devolve o brilho e a suavidade, especialmente no frio. Em spray’s proporciona um toque floral a sinergia.

Lavanda é o Óleo essencial mais versátil da aromaterapia. Seu aroma suave promove bem estar ao corpo e tranqüiliza as emoções.
Extraído por destilação a vapor, de suas lindas flores lilás, possui alto teor de linalol, o que caracteriza suas principais propriedades citofiláticas, relaxantes e seu aroma característico. Vibra na cor Branca, o que significa limpeza, harmonia, paz, abertura....
Ideal para ser usado em todo inicio de tratamento para “limpar o caminho” e facilitar o autoconhecimento.

Lavandin é para renovar nosso campo áurico.
Enquanto Lavanda é sedativa, Lavandin é estimulante. Ele possui uma quantidade de cânfora maior em sua composição química, por isso é indicado para as sinergias que visem melhorar a saúde pulmonar e também pelo mesmo motivo é capaz de trazer benefícios para o nosso campo áurico. Age como um desinfetante pulmonar e do campo energético Vibra na cor branca, é um óleo de limpeza. Faz seu trabalho proporcionando leveza e bem estar.

Petitgrain é o sol do nosso interior. É a luz que precisamos para manter acesa a chama de nosso brilho. Petitgrain nos ensina valorizar cada momento de nossa vida e fazer das pequenas conquistas o alicerce para nossas grandes realizações. Brindar sempre. Ser feliz sempre. Trazer o coração alegre e cheio de esperança. Petitgrain vem dos brotos e laranjinhas novas da laranja amarga. É pura energia de VIDA NOVA.
Seu aroma é fresco, floral, contagiante. Acalma a mente agitada e diminui a tensão nervosa.

Escolha o seu aroma, aproveite a estação e valorize as flores, use os Óleos essenciais vibracionais e sinta a energia que podem lhe proporcionar.


Segundo a Teoria dos Cinco Elementos, a Primavera é considerada a melhor época para fazer uma limpeza do Fígado / Vesícula Biliar, pois é na Primavera que as energias para o Fígado e da Vesícula Biliar estão realçados.

Segundo os chineses, o Fígado está relacionado ao movimento, ação e orientação dos objetivos. É nesta época que se pode fazer um balanço e fazer escolhas quanto ao que ações apropriadas devem ser tomadas, plantar as sementes para as energias vindouras.

A energia do Fígado oferece visão, clareza e insights. Na verdade, os chineses dizem que o “fígado abre os olhos”, o que significa que quando você tem um Fígado limpo não só que você tem previdência e visão intuitiva, mas também que você vai ver mais claramente em um nível físico. Quando há um desequilíbrio no Fígado, muitas vezes sua visão sofre também.
O Fígado é o maior órgão digestivo do corpo e tem muitas funções: lida com a síntese, o metabolismo e a armazenagem de nutrientes, desintoxicação, o equilíbrio dos níveis hormonais, a produção de calor e de secreção da bílis.  Dores de cabeça, cansaço ocular, espasmos musculares, dores nas articulações e problemas menstruais também podem estar relacionado a um problema de Fígado pois o Fígado governa estes tecidos e, portanto, qualquer toxicidade no Fígado pode levar a problemas nessas áreas.

Quando o Fígado está desequilibrado pode também causar dores relacionadas ao ombro direito, pescoço e escápula.
Emocionalmente, pode haver inquietação com disfunção hepática, uma incapacidade de fazer as coisas e agitação geral. Pode-se sentir sem rumo, compulsivo e com tendências a reclamar muito.

Estagnação do Fígado pode levar à estagnação na vida de alguém. A emoção mais associado com o Fígado é a Raiva.

Há muitas maneiras de limpar o fígado – com ervas, o jejum, massagem, etc… Claro, dieta é essencial para um Fígado saudável.
Uma dieta com a ingestão restrita de alimentos contendo açúcar refinado, ricos em gorduras saturadas e processamento industrial é importante na manutenção de vitalidade, uma vez que estes alimentos tendem a dificultar o bom funcionamento do fígado e provocar fadiga crônica, apatia, falta de concentração, problemas intestinais e aumento na pressão arterial.

Os Óleos Essenciais são muito úteis no apoio e na limpeza do Fígado.
Massagear o abdômen em sentido horário com óleos essenciais em um óleo carreador pode promover a desintoxicação do Fígado. Movimento suaves de massagem sobre o Fígado vai ajudar a mobilizar e fortalecer o órgão.

Banhos de sais com os óleos essenciais são uma outra forma de desintoxicação do corpo.

Óleos de fricção também é um meio eficaz de aliviar a dor e desconforto de espasmos musculares, que podem ser causadas por um Fígado disfuncional.

E, obviamente, uma massagem geral em todo o corpo pode estimular a produção de células vermelhas do sangue, eliminar as toxinas dos tecidos e equilibrar a psique de uma condição irritada.

Alguns óleos eficazes e auxiliares das funções do Fígado:
Helichrysum (Immortalle) é um maravilhoso óleo para um Fígado cansado e lento. Ela ajuda a estimular a produção e regeneração de novas células do sangue. Também é eficaz na desintoxicação pessoas das drogas e do tabaco.

O Limão é um grande purificador, tanto internamente quanto fora. O Fígado adora suco de limão espremido na água e bebido diariamente. O óleo essencial pode ser friccionado externamente, que absorvido pelo sangue rejuvenesce e acaba com a estagnação no Fígado. Promove células sanguíneas saudáveis e crescimento de tecidos saudáveis.


Cipreste é promove conforto e edifica – exatamente o que precisa um Fígado cansado! Ele auxilia no alívio de músculos doloridos, cólicas abdominais e quaisquer distúrbios menstruais. Também alivia os sintomas da menopausa (lembre-se de uma função do Fígado é também equilibrar os hormônios).

Sálvia Esclaréia também ajuda com os sintomas da menopausa e pode ajudar a aliviar o nervosismo e ansiedade. Sálvia Esclaréia tem a capacidade de trazer a ira a tona (lembre-se emoção Fígado é a raiva), por isso muitas vezes é aconselhável usar apenas Sálvia Esclaréia quando é apropriado para desabafar essa emoção.

Lavanda, Camomila e Rosa – são todos óleos essenciais para ajudar a acalmar a ansiedade do Fígado e a agressividade. Eles ajudam a aliviar dores de cabeça, enxaquecas, dores no corpo e outras queixas relaconadas ao Fígado acalmando as tensões e aliviando o stress.

Alecrim anima o espírito e estimula a mente e corpo. É um estimulante do Fígado e da Vesícula Biliar e desintoxicante.


ÓLEOS ESSENCIAIS DE FLORES
São frequentemente associados com a cabeça e o coração e trabalham a auto-confiança, a criatividade e novas energias.
São utilizados especialmente para o cuidado da pele facial e para acalmar a mente e o coração.
Presentear com flores é como ofertar amor, amizade, perdão, acalmando o coração e a mente...

Várias fontes internet.








Nenhum comentário:

Postar um comentário