LAVANDAS

LAVANDAS

sábado, 19 de março de 2016

COM A AJUDA DA AROMATERAPIA PORTADORES DE ALZHEIMER E SEUS CUIDADORES GANHAM MOMENTOS DE BEM ESTAR


Demência é a perda das habilidades intelectuais e sociais graves o suficiente para interferir com o funcionamento diário. A doença de Alzheimer, é a causa mais comum de demência. Na demência da doença de Alzheimer ocorre devido à degeneração do tecido cerebral saudável que causa um declínio constante na memória e capacidades mentais. Aparentemente, está doença, está aumentando mais nos idosos, e se estima que a doença de Alzheimer venha a triplicar até o ano de 2050 com o envelhecimento da população.
Alzheimer é progressiva, é uma doença degenerativa do cérebro que causa mais do que simples esquecimento. Pode começar com a confusão e perda de memória leve, mas eventualmente leva à deficiência mental irreversível.
De acordo com pesquisas, muitos dos sinais e sintomas comuns da doença de Alzheimer incluem:Crescente e persistente esquecimento. No seu início, a doença de Alzheimer é caracterizada por períodos de esquecimento, especialmente de eventos recentes ou instruções simples. Mas o que começa como esquecimento leve persiste e se agrava. Pessoas com Alzheimer podem repetir as coisas e esquecer as conversas ou compromissos. Eles rotineiramente es
quece onde colocou coisas, muitas vezes colocando-as para locais ilógico. Muitas vezes esquecerm nomes, e, eventualmente, podem esquecer os nomes dos membros da família e objetos do cotidiano.Dificuldades com o pensamento abstrato.
Pessoas com Alzheimer podem inicialmente ter problemas para lidar com o dinheiro, um problema que avançae começam a ter dificuldade em reconhecer e lidar com números.Dificuldade em encontrar a palavra certa. Pode ser um desafio para aqueles com doença de Alzheimer para encontrar as palavras certas para expressar pensamentos ou mesmo seguir conversas.
Eventualmente, a leitura e a escrita também são afetados.Desorientação. Pessoas com Alzheimer, muitas vezes perdem o senso de tempo e de datas, e podem encontrar-se perdido num ambiente familiar.Perda de julgamento. Resolver os problemas cotidianos, como saber o que fazer se a comida sobre o fogão está queimando, torna-se cada vez mais difícil, eventualmente impossível. Alzheimer é caracterizada por uma maior dificuldade em fazer as coisas que requerem planejamento tomada de decisão e julgamento.Dificuldade em realizar tarefas familiares. As tarefas rotineiras tornansse difíceis, e requerem etapas seqüenciais, como cozinhar, e torna-se uma luta quando a doença progride.
Eventualmente, pessoas com o avançar da Doença de Alzheimer podem esquecer mesmo como fazer as coisas mais básicas.Mudanças de personalidade. Pessoas com Alzheimer podem apresentar alterações de humor. Eles podem expressar desconfiança em outros, mostram aumento da teimosia e retirar socialmente. Logo no início, esta pode ser uma resposta à frustração que sentem como eles percebem as mudanças incontroláveis em sua memória. Depressão muitas vezes coexistem com doença de Alzheimer. Inquietação também é um sinal comum. Conforme a doença progride, as pessoas com Alzheimer pode tornar-se ansiosas ou agressiva e se comportar de forma inadequada.
Porque os sintomas de Alzheimer normalmente progridem lentamente, os diagnósticos muitas vezes é tardio.
Enquanto a doença de Alzheimer pode ser a causa mais comum de demência não é o único. Há também a demência vascular, demência de Lewy ea demência frontotemporal. Diversos distúrbios cerebrais menos comuns que podem levar à demência incluem a doença de Huntington, doença de Parkinson, doença de Creutzfeldt-Jakob e estágios avançados da AIDS.
Lidar com os entes queridos que têm a demência pode ser extremamente desafiador, pedindo apoio e carinho não só para a pessoa com demência, mas também para o cuidador se. Este é o lugar onde nosso maravilhoso óleos essenciais pode ser tão útil.
Se os óleos são aplicados topicamente na forma de massagem manual, ou difusos no ar, os estudos mostraram que pode haver uma redução na agitação em pessoas que sofrem de demência. Embora os estudos que eu encontrei apenas focada em alguns óleos Lavenda e Limão tanto o Siciliano e ou o Tahiti, ou seja, quando alguém se lembra como é fácil aroma desencadeiar respostas emocionais e de memória no cérebro, e como o gatilho do aroma pode ser bastante singular para o indivíduo, a escolha do óleo podem ser bastante variada. Usando os óleos relaxantes seria, obviamente, muito útil em casos de agitação e insônia no entanto qualquer aroma que traz de volta memórias agradáveis só pode aumentar a qualidade de vida para o indivíduo.
Eu fiz uma palestra em um mecanismo de longo prazo do cuidado com óleos essenciais e sua utilização. A maioria dos habitantes não eram realmente capaz de ouvir uma conversa boa sobre o uso de óleos essenciais, então eu apenas fiz massagens nas mãos, individual para quem queria. Eu tomei ao longo de três cremes para as mãos e deixar que cada pessoa escolher qual delas eles queriam que eu uso. Foi incrível, para mim, de qualquer modo, que a maioria deles, homens e mulheres incluídas, escolheu a mistura com Rosa e Ylang Ylang, alguns escolheram a misturar-se com Jasmin e Sândalo, e quase ninguém escolheu misturas cítricas mais com neroli, bergamota e laranja, que na verdade era a minha mistura favorita. Nunca vou esquecer o olhar de alegria e prazer em seus rostos durante e após a massagem curta. Definitivamente um exemplo de como uma coisa tão pequena pode aumentar consideravelmente a qualidade de vida de alguém.
Esperemos que os cuidadores também tenham oportunidades para se sustentarem através de sua jornada com o uso de óleos essenciais, se eles são aplicados em uma massagem relaxante, adicionado a um banho relaxante ou apenas difundido no final do dia, estes preciosos dons da natureza pode realmente fazer a diferença para o nosso bem-estar emocional, as habilidades de enfrentamento e qualidade de vida.

Os Óleos Essenciais Puros podem atuar em momentos de raiva, ansiedade, insônia, estresse, medo e em outros momentos tão presentes na rotina do doente e de seu cuidador. Mais do que complementar o tratamento, a Aromaterapia busca tornar o cotidiano tranquilo e equilibrado
Não é fácil encarar o diagnóstico de Mal de Alzheimer, uma das doenças mais devastadoras do cérebro. Gradativamente, ela causa comprometimento da memória recente, levando o idoso a ficar dependente de um cuidador. Trata-se de uma doença que dispensa apresentações porque atinge mais de 35 milhões de pessoas pelo mundo – e está cada dia mais presente no cotidiano dos brasileiros. No País, a estimativa é de que mais de um milhão sofram do Mal. E o número tende a subir, à medida que a expectativa de vida também cresce e os hábitos diários dos cidadãos não são saudáveis.
O tratamento de um paciente com Alzheimer é moroso e não há cura para a doença. O que existe é a tentativa de retardar ao máximo a evolução do quadro e seus desdobramentos, porque a cada etapa podem surgir reações novas: há épocas em que o doente fica agressivo, depressivo, se isola, tenta fugir de casa, não dorme, não se alimenta, recusa-se a tomar seus medicamentos... Além de ele ser tratado com tudo o que for possível para tornar seu cotidiano mais agradável, é necessário também olhar pelo cuidador, que geralmente é um membro da família destinado a ficar com o pai, mãe ou parente mais distante. Essa pessoa passa por um desgaste físico e emocional tão grande que, em muitos casos, também adoece.
Segundo Sâmia Maluf, aromaterapeuta e aromatóloga, diretora da By Samia Aromaterapia, a Aromaterapia pode ajudar tanto os pacientes com o Mal de Alzheimer quanto seus cuidadores a atravessar os momentos difíceis dessa trajetória. “Imagine sua mãe chamando você de mãe ou nem sequer a reconhecendo. Ou, então, achando que a salada é um objeto de decoração; que foi roubada quando, na verdade, escondeu seus pertences e não sabe onde os colocou; não conseguindo voltar para casa numa simples ida até à padaria... Tudo isso acontece no caso de Alzheimer e nunca estamos preparados”, diz Sâmia.
Ela usa a ciência que, por meio dos Óleos Essenciais puros, trata mente e corpo para contornar situações-limite que envolvem os doentes e também para evitar que novas crises ocorram. “Com a Aromaterapia, vai-se percebendo uma redução nas crises de estresse que envolvem os pacientes de Alzheimer porque há maior equilíbrio das emoções. Tenho percebido que o paciente gosta de receber a Aromaterapia e anseia por ser cuidado – e isso faz bem também ao cuidador, que sente resultado no tratamento que está aplicando”, explica.
Sâmia Maluf aconselha a aplicação dos Óleos Essenciais puros em inalações, compressas, banhos, loções e massagens (veja detalhes dos procedimentos abaixo). Para cada situação, há um Óleo Essencial puro indicado ou uma sinergia – mistura de Óleos Essenciais puros. Ela recomenda o uso dos seguintes Óleos Essenciais nas situações que se apresentam:
Raiva (para acalmar): Ylang-Ylang
Raiva não expressa: Alecrim
Ansiedade: Bergamota
Apatia: Patchouli e Alecrim
Depressão: Sálvia Esclaréia e Gerânio ou 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Bergamota, Gerânio, Grapefruit, Laranja, Vetivert e Ylang-Ylang
Tendências Suicídas: Sálvia Esclaréia
Insônia: Manjerona, Ylang-Ylang, Lavanda e Laranja
Letargia: Cipreste
Medo: Gerânio e/ou Junípero
Baixa autoestima: Grapefruit
Perda/Luto: Cipreste
Estresse mental: todos os cítricos (Laranja, Limão e outros), Lemongrass, Capim Santo
Para Relaxamento: Lavanda, Bergamota, Ylang Ylang
Estimulante: Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil, Campim Santo
Estresse: Manjerona, Lavanda, Laranja, Ylang Ylang
Choque emocional: use 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Limão, Neroli e Olíbano
Formas de utilização dos Óleos:
1. Inalação – Respirar o Óleo Essencial direto do frasco ou pelo difusor. Você pode aplicar uma gota de Óleo Essencial em um lenço e dar ao paciente para segurar e inalar quando necessário. Pode, ainda, ser aplicado na gola de um pijama, no travesseiro ou no lençol. Aromas podem ser diluídos e pulverizados sobre guardanapos na hora das refeições. Toda vez que a boca do paciente for limpa, será inalado o aroma. Podem ser utilizados, também, através de vapor, na hora do banho, ou usado em uma toalha como uma tenda, especialmente quando há problemas respiratórios ou de congestionamento. O difusor pode ser elétrico, de velas, ou anéis de luz. Pode-se também colocar numa panela de água fervente o conteúdo dos óleos permitirá q ue o vapor chegue suavemente ao rosto, enquanto inalado.
2. Compressas – Umedeça um lenço com água morna, adicionando algumas gotas do seu Óleo Essencial. Embrulhe frouxamente ao redor do pescoço, para fins de inalação ou envolva a parte do corpo que precisa de atenção. Alguns pacientes têm a pele muito fina e não devem usar diretamente na pele.
3. Banheira/chuveiro – Aumentar os efeitos da experiência de banho, escurecendo as luzes e acendendo velas. Você pode até mesmo aquecer as toalhas e colocar algumas gotas da mistura escolhida como um colar ao redor do pescoço, um manto no paciente para inalação após o banho. Prepare um banho agradavelmente quente. Adicionar de 2 a 5 gotas da mistura para o banho, assoprar a água para dispersar e deixe em imersão pelo menos 20 minutos. Pode-se também dissolver de 2 a 5 gotas de sinergia em uma colher de chá e meia de álcool para a solubilização mais completa na água. No chuveiro, pôr na palma da mão a mistura, em Óleo Essencial puro, ou em 1/2 colher de chá de óleo vegetal como carreador.
4. Loção – Dez gotas de sinergia (mistura), ou um óleo apenas, são adicionados a uma loção sem perfume, como alívio para você ou o cliente durante todo o dia. Lembre-se de fazer a loção regularmente em pequenos lotes ao invés de uma só vez para que o produto final não seja alterado.
5. Massagem – Automassagem simples pode ser utilizada para sentir a diferença. Coloque a mistura em suas palmas, esfregue-as e aplique ao redor do nariz, orelhas, pescoço, ombros, braços. Já para massagear outra pessoa, colocar a mistura em suas palmas, aplicando um pouco sob o nariz do paciente e, em seguida, esfregue a mistura sobre o corpo.
Sâmia Maluf é formada em Psicologia, mas foi na Aromaterapia e na Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações) que ela se tornou mais conhecida, já que realiza consultoria para empresas e spas em todo o Brasil e em outras localidades do mundo. Palestrante, Professora e Aromaterapeuta, Sâmia ministra cursos em todo o país, ensinando o uso dos Óleos Essenciais e Vegetais puros em benefício da saúde e da estética.
A By Samia Aromaterapia é uma empresa voltada para os conceitos da Aromaterapia e Aromacologia, buscando mais qualidade de vida para as pessoas por meio da utilização de Óleos Essenciais e Vegetais puros. Há 15 anos no mercado, a By Samia Aromaterapia descortinou os benefícios e propriedades da Aromaterapia no Brasil. O trabalho da empresa chegou ao público, que logo percebeu a seriedade e qualidade de seus Óleos, que são produzidos por empresas que se baseiam em pesquisas, análises clínicas e num meticuloso cuidado de produção. “Os nossos óleos não têm um apelo mercadológico, com uma embalagem atraente e preços populares. Porém, podemos assegurar o melhor custo-benefício e a eficácia de suas funções terapêuticas, possíveis somente com Óleos Essenciais puros e naturais”, explica Sâmia Maluf.
Visite o site www.bysamia.com.br.
A verdadeira Aromaterapia utiliza-se de Óleos Essenciais e Óleos Vegetais puros. Suas propriedades e eficácia não se detêm apenas a um cheiro agradável, capaz de provocar sensações, mas sim a um grande poder terapêutico extraído da natureza. Os Óleos Essenciais puros podem tratar a mente e o corpo, mas seus benefícios estão diretamente ligados ao processo de extração, que necessariamente deve levar ao consumidor final a pureza total, que permite inalá-los e até ingerir alguns deles. Se o Óleo Essencial não é puro, de uma marca conceituada e que garante sua origem, não traz benefícios e, ao contrário, pode até mesmo ser maléfico à saúde.
Distinguir um Óleo Essencial puro do óleo composto não é tarefa fácil. Hoje, normalmente, o apelo de vendas recai sobre a essência, em outras palavras, o cheiro. Quando o consumidor se depara com esta denominação, essência, pode ter certeza que o Óleo Essencial é composto e não 100% natural e puro. Além disso, ter acesso às informações técnicas e laudos dos Óleos Essenciais produzidos por cada empresa ajuda na escolha, mesmo quando o produto se autointitula puro.

Um comentário: