LAVANDAS

LAVANDAS

terça-feira, 15 de março de 2016

OUTONO E A ALERGIA

. Tratamento do alérgico
Uma massagem nas costas e no peito com o Óleo Vegetal de Copaíba dilui o muco produzido nos pulmões pelas doenças e alergias. Após a massagem, é necessário aplicar-se a tapotagem: com a mão em formato de concha, dê pequenos tapas nas costas do doente para que o muco se desprenda dos pulmões. A criança vomitará o catarro, tossirá e o engolirá (eliminado-o nas fezes). Isso ajudará na limpeza dos pulmões.
Outra ação eficiente é fazer inalação com uma gota de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora ou uma gota de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ou ainda o Eucalipto Glóbulus (ambos fluidificam o catarro).
Para os locais de clima seco, o ideal é colocar numa bacia um litro de água (pode ser fria ou quente), acrescida de cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta e cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda, deixando a bacia em local alto para promover a umidificação do ar.

Como muita gente pede um help por causa desses probleminhas respiratórios decorrentes da mudança do tempo, achei interessante deixar uma dica de aromaterapia que vai mudar a vida de muitos nessa época do ano!
O tempo seco e os ambientes fechados comuns no outono facilitam a transmissão dos nossos “amigos” vírus e também os processos alérgicos a fungos e bactérias. Desse jeito, fica todo mundo de nariz escorrendo mesmo, com dor de cabeça, mal estar e todos os outros sintomas que conhecemos bem.
Pra dificultar a ação desses bichinhos creio que o melhor jeito é usar e abusar da aromaterapia.
O uso de difusores com óleos essenciais aumenta a oxigenação dos ambientes e conseqüente purificação do ar no local. Alguns óleos, além de “filtrarem” o ar, também possuem ação antiséptica, anti-infecciosa, antifúngica, imunoestimulantes, etc etc, que auxiliam a prevenir e combater os agentes causadores desses males respiratórios.
Então, pra gente começar o movimento *Chega de Nariz Escorrendo!* podem preparar o Kit Outono e levar pro escritório, escola, consultório, casa e qualquer outro lugar um difusor, de preferência do tipo plug e os seguintes óleos essenciais:
*Hortelã-pimenta
(algumas propriedades: estimulante do sistema nervoso e respiratório, antiespasmódico, tônico, estomáquico, digestivo, carminativo, expectorante, descongestionante, febrífugo, antiséptico, analgésico, antineurálgico, antidepressivo, etc)
*Lavanda
(calmante, analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, antidepressivo, antiséptico, citofilático, diurético, antireumático, cicatrizante, descongestionante, cefálico, repelente de insetos, etc)
*Eucalipto-globulos
(antiséptico, balsâmico, expectorante, antiespasmódico, febrífugo, estimulante, cicatrizante, parasiticida, equilibrante, etc)
*Tea Tree
(antifúngico, anti-infeccioso, antiséptico, imunoestimulante, balsâmico, expectorante, cicatrizante, parasiticida, etc)
Não tem segredo para usar esta formulinha; em ambientes pequenos coloque um pouquinho de água no difusor e basta uma gotinha de cada O.E. Se o lugar for grande, arejado, espaçoso, pode dobrar! E se você gostar mais de uma ou outra fragrância, ou então estiver com um sintoma específico que algum destes óleos é mais indicado, pode acrescentar uma gota a mais desse O.E.
*Canela Cinnamomum zeylanicum tem um aroma picante e é considerado uma base de nota média. Ele combina bem com olíbano, laranja e hortelã-pimenta, formando um aroma encantador sazonal. Medicinalmente, a canela tem propriedades anti-sépticas, anti-espasmódica, e bactericida, tornando-se um eficaz purificador de arMisture a canela com alguns de nossos outros favoritos (como cravo,lavanda e hortelã) para criar um spray de quarto que é para esta época sazonal.
Também vale fazer inalação se estiver com alguma dessas doenças chatinhas.

Lembrem sempre de verificar bem a procedência de seus fornecedores (visto que óleo essencial é coisa séria e não pode correr o risco de comprar óleo sintético). (vários sites)

Nenhum comentário:

Postar um comentário