LAVANDAS

LAVANDAS

terça-feira, 15 de março de 2016

CUIDANDO DE IDOSOS


Cuidar dos idosos pode ser gratificante e um número crescente de aromaterapeutas estão trabalhando no atendimento de idosos em casas de repouso ou em departamentos de hospital conveniados.
Se você tem um parente ou amigo idoso, você pode lhes oferecer alguns tratamentos de Aromaterapia simples. Carinho e toque são particularmente importantes para os idosos, e neste aspecto da Aromaterapia deve ser sua principal referência.

Embora os tratamentos de Aromaterapia possam ajudar as dores dos idosos, por serem valiosos e valem a pena por si só, a velhice e a decadência do corpo são frequentemente acompanhadas de medo e solidão; e sua companhia, um ouvido amigo e atenção cuidadosa serão muito bem-vindos.
Orientações de segurança:
1 – Quando se trabalha com os idosos, utilizar apenas metade da percentagem normal dos óleos essenciais utilizados para adultos. À medida que envelhecemos, nosso metabolismo fica mais lento e a nossa pele torna-se frágil; por isso é prudente usar baixa diluição. Manobras de massagem também precisam ser mais delicadas, mais leves e mais suaves.
2 – É importante a escolha de óleos essenciais que a pessoa idosa goste. Alguns idosos – especialmente os homens – não gostam de aromas florais; e vão se sentir mais seguros com eucalipto e outros óleos essenciais medicinais, com cheiro familiar. No entanto, para aqueles que são receptivos, os óleos essenciais vibrantes, exóticas e florais podem trazer de volta memórias e despertar os sentidos.
3 – As pessoas idosas não devem ser solicitados a se despir totalmente. Massagens nos pés, pernas, mãos e braços são benéficos para dores nas articulações e melhoram a circulação. O pescoço e os ombros podem ser massageados com um ligeiro ajustamento de roupa. E escalda-pés com óleos essenciais estimulantes muitas vezes são bem-vindos, especialmente no inverno.
4 – Idosos frequentemente têm problemas para dormir e, geralmente, precisam dormir menos, mas com mais freqüência. Para auxiliar na insônia, colocar óleos essenciais calmantes, sedativos no banho antes de dormir, em um difusor ou spray de ambiente, ou um par de gotas em um tecido ou na fronha do travesseiro. Lavanda e bergamota são muitas vezes apreciados por pessoas idosas, e ylang-ylang, sândalo, neroli, cedro, jasmim, rosa absoluta e rosa otto serão todos bem-vindos. (Aromaflora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário