LAVANDAS

LAVANDAS

quinta-feira, 17 de março de 2016

OS AROMAS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Aprenda a tirar proveito desta técnica que contribui para melhorar a saúde.
A aromaterapia é uma das práticas mais antigas utilizadas na promoção da saúde e do bem-estar. Registros do Oriente mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5.000 anos. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.
Hoje, em meio a tanto estresse e correria, principalmente nas grandes cidades, muitas pessoas encontram nesta técnica a saída para uma vida mais tranquila. Segundo a aromaterapeuta e administradora Beatriz Yoshimura, o uso da aromaterapia pode tanto aliviar incômodos do dia a dia, como dores de cabeça, resfriados, desânimo, falta de concentração e mau humor, como também ajudar na prevenção de doenças, equilibrando os hormônios e melhorando o sistema imunológico, bem como as emoções.
Utilizando a aromaterapia:
Os óleos essenciais penetram no corpo por inalação e por absorção pelos poros. Por isso, o uso da aromaterapia pode ser feito de forma muito simples: através de óleos essenciais, cremes, loções, sprays, incensos etc. Para quem deseja tirar um melhor proveito da técnica no banho, Beatriz aconselha a pingar cerca de 10 gotas de óleo essencial num pires e deixar no canto do box. Com o calor, o líquido se evaporará e o banheiro ficará todo aromatizado. “Pode-se também diluir em duas colheres de sopa de leite integral ou em mel e, numa jarra de água quente, despejar na banheira, se tiver uma banheira. Ou pode fazer um sabonete líquido neutro misturando os óleos essenciais preferidos”, ensina.
Mesmo conhecendo os benefícios que a aromaterapia traz, quem faz uso da técnica deve ficar atento às contraindicações. Segundo Beatriz, o alecrim, por exemplo, é contraindicado para hipertensos, epiléticos e grávidas. “Mas são pouquíssimas as contraindicações em comparação aos medicamentos alopáticos. Basta ser orientado por um profissional especializado para não ter erro”, explica.
Alguns aromas e suas indicações:
LAVANDA - Calmante dos nervos e bom para insônia, picadas de insetos e feridas.
LARANJA - Indicado para crianças agitadas, bom para depressão, ansiedade e indigestão. Harmoniza ambientes estressados.
HORTELÃ-PIMENTA - Bom para melhorar a sinusite, rinite, cólicas menstruais, indigestão, congestão nasal, dores musculares, enxaqueca, dor de cabeça, azia, mente congestionada.
EUCALIPTO - Para gripe, resfriado, pneumonia, ambiente pesado.
CITRONELA - Repelente, bom para criatividade.
YLANG-YLANG - Indicado para ansiedade, depressão, frigidez, taquicardia, respiração acelerada. Afrodisíaco.
CAPIM-LIMÃO - Recomendado para ansiedade, depressão, tensão nervosa, estresse, nervos à flor da pele e dores musculares.
GERÂNIO - Atua em desequilíbrios hormonais, menstruação irregular, menopausa, TPM, ansiedade e depressão. Bom para drenagem linfática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário