O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais. Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, o timo, as supra-renais, o pâncreas e as gónadas
Sistema endócrino - Laboratório da Alma.
Correlaciona-se metafisicamente com a estruturação interna do ser. É através dele que o corpo se faz atuante. As glândulas interagem entre si, formando uma cadeia que coordena as funções do corpo. Elas lêem atitudes internas, refletindo em toda a estrutura orgânica através dos hormônios. Os estímulos hormonais são impulsos que sugerem a renovação dos padrões internos.


O hipotálamo produz o importante hormônio chamado ocitocina, e este é armazenado na hipófise posterior (neurohipófise) a pituitária é também chamada de hipófise.
Pituitária -glândula que produz numerosos e importantes hormônios, por este fato é reconhecida como a glândula-mestra do sistema endócrino.

Moléculas de ocitocina estão sendo consideras como substancias promotoras de harmonização das disfunções associadas ao distúrbio do afeto. Pesquisas recentes revelam que começa a ser entendida as desordens internas marcadas por deficits nas funções sociais e cognitivas - incluindo autismo, desordem da ansiedade social, desordem do isolamento e da esquisofrenia - através de estudos feitos nas funções da ocitocina no corpo humano. Atualmente, a classe científica está considerando a ocitocina como o "hormônio do amor, da confiança, da generosidade e da conexão entre os seres humanos.

Sofredores de fobia social - que apresentam insegurança, medo e muita timidez - podem beneficiar-se muito do uso dos óleos essenciais que promovem a produção do hormônio da confiança, da empatia e do afeto - a ocitocina.
De acordo com a universidade de Zurique, caso a ocitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começarem uma discussão, isto diminui a produção de cortisol ohormônio produzido em resposta ao estresse da discussão, com isto, evita-se que seja iniciada a discussão. Ao que tudo indica, a ocitocina está no topo das pesquisas, como ohormônio que une, conecta, e liga a espécie humana em amor, afeto e confiança.
Ocitocina pode ser considerada como uma chave para abrir o coração do ser humano e promover o destravar das prisões internas, promovendo liberdade para o isolamento que a vida moderna está impondo sobre a espécie humana.
Óleos essenciais de efeito estimulante e energizante

Óleos essencias de efeito ancarador.
Quando se observar fortes emoções correndo soltas e descontroladas, os óleos essenciais que contêm moléculas pesadas são os mais indicados para serem usados, pois estes são promotores do ancoramentodos humores e equilibradores do estado de ânimo quando alterados.
Vetiver, Mirra, Cedro e Camomila alemã.
Para finalizar, pesquisas feitas em ratos informou que a ocitocina reduz o efeito ou o anseio pela substância em adictos de cocaina, morfina e ou heroina. Estes animais mostraram poucos sintomas de abstinência.
Foi também comprovado que ela reduz a necessidade por doces - é extremamente calmante, é dito ter efeito semelhante ao Prozac, libera a depressão, provavelmente por diminuir o principal hormonio causador da 'desordem da ansiedade' - o cortisol.

Ao fazermos uso destes preciosos colaboradores, estaremos contribuindo para promover o resgate do homem, o qual, em essência, é genuinamente amoroso. (Vera Guedes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário