LAVANDAS

LAVANDAS

segunda-feira, 14 de março de 2016

RESGATE DO FEMININO - ÓLEO ESSENCIAL DE CAMOMILA ROMANA


Camomila Romana (Anthemis nobilis)
O óleo de camomila tem a cor de um amarelo pálido levemente azulado (diferente da Camomila Alemã –Matricaria recutita – que é de coloração totalmente azul escuro) e seu aroma lembra maçã quente e doce. Este óleo introduz a “janela da paz”.
Acalma a mente consciente superando a necessidade de estar no controle o tempo todo, permitindo uma maior receptividade das mensagens intuitivas. Ela aumenta o canal de transe e a comunicação com o Eu superior, a Deusa interior. Isto promove a recepção da vontade espiritual e o propósito espiritual que vai guiar a personalidade. Ela permite à mulher o alinhamento da mente com o Divino, com a força daquela que tudo cria. A camomila tem o poder de desfazer dores emocionais e fechar as feridas abertas durante toda a vida, atual ou passada. Ela trabalha aquelas mulheres que vivem em um ciclo vicioso de carência/dependência afetiva e são reprimidas emocionalmente.
Ela auxilia a mulher a buscar dentro de si a sua verdade e ter calma para entender e trabalhar de forma tranquila e confiante suas cargas emocionais desequilibradas. É o resgate do feminino interior, é fazer as pazes com os demônios internos e florescer, por mais difícil que seja.
A camomila alemã é nativa da Europa e norte da Ásia, já a camomila romana é nativa da Europa. Ambas são conhecidas por seus efeitos sedativos. A camomila é uma das mais antigas das ervas inglesas conhecidas. Ela significa "paciência na adversidade". Diz-se que ela é governada pelo sol pois ela curava febres. Ao longo da história foi passado que ela é o médico do reino vegetal, pois ela cura outros arbustos plantados a sua volta.
Parte usada: flores.
Componentes químicos: óleos voláteis (incluindo carmazuleno e bisabolol), flavonóides, cumarinas, ácidos graxos, colina, taninos.
Ações: anti-inflamatória, antiespasmódica, digestiva, diurética, emenagogo.
Usos etnomedicinais e posologia: o óleo essencial de camomila é usado diluído em óleo vegetal para tratar rachaduras de pele sensíveis e secas. Em cremes e pomadas tem sido usada nos casos de eczema, úlcera da perna, dermatite e outras afecções dérmicas. O chá é utilizado para insônia, digestivo e reconstituinte da flora bacteriana. O travesseiro de camomila é indicado para acessos de raiva (em crianças), hipersensibilidade, histeria e irritabilidade.
Interações medicamentosas: a camomila tem princípios que causam interferência na absorção do ferro quando este é administrado em forma de suplemento.
Digestão: alivia espasmos, cólicas, gases, indigestão, azia e acidez. O bisabolol acelera a cicatrização de úlceras.
Mental e Emocional: reduz ansiedade e tensão. Excelente relaxante para bebês e crianças, facilita o sono, alivia dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.
Sistema respiratório: sob a forma de chá quente, ameniza os sintomas da gripe, febres e infecções. Reduz a constrição dos brônquios nas crises de asma.
Sistema imunológico: estimula imunidade, reduz inflamação, atividade contra bactéria (Staphylococcus aureus), e fungos (candidíase).
Sistema urinário: diurético.
Sistema reprodutor: reduz sintomas da TPM. Diminui mal-estar e náuseas durante a gestação, facilita as contrações e alivia a dor do parto. Atenua mastite.
Externamente: acelera a cicatrização de feridas, queimaduras, e desordens cutâneas. Usada como antisséptico para lavar os olhos nos casos de conjuntivite. Usada em banhos de assento para tratar cistite.
Advertência: pode causar dermatite de contato.
Também encontrada na forma de óleo essencial e hidrolatos. OBS: o óleo essencial não deve ser utilizado nos primeiros 3 meses de gestação. (vários sites)

Nenhum comentário:

Postar um comentário