LAVANDAS

LAVANDAS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ÓLEO ABSOLUTO DE FUNGHI PORCINI “COGUMELOS” – Boletus edulis





Absoluto da extração total do funghi porcini produzida especialmente para uso gastronômico. Rica fonte de feromônios atrativos sexuais empregados em perfumes afrodisíacos. De sabor exótico, usado em pratos de alta gastronomia.

Boletus edulis (inglês: penny bun, cep , porcino ou porcini ) é um fungo basidiomicê e as espécies tipo do gênero Boletus . Amplamente distribuído no Hemisfério Norte em toda a Europa, Ásia e América do Norte, não ocorre naturalmente no Hemisfério Sul, embora tenha sido introduzido no sul da África, Austrália e Nova Zelândia. Vários cogumelos europeus, de perto relacionados anteriormente, pensaram ser variedades ou formas de B. edulis , demonstraram usar análises filogenéticas moleculares como espécies distintas e outras anteriormente classificadas como espécies separadas são conspeciais com essa espécie. As espécies ocidentais norte-americanas comumente conhecidas como Bolete do rei da Califórnia ( Boletus edulis var. Grandedulis ) são uma grande variante de cor mais escura, formalmente identificada em 2007.

O fungo cresce em florestas decídua e conífera e plantações de árvores, formando associações ectomicorrízicas simbióticas com árvores vivas envolvendo as raízes subterrâneas da árvore com bainhas de tecido fúngico. O fungo produz corpos de frutos de esporos acima do solo no verão e no outono. O corpo de frutas possui uma grande tampa marrom que na ocasião pode atingir 35 cm (14 in) de diâmetro e 3 kg (6,6 lb) de peso. Como outros boletes , ele tem tubos que se estendem para baixo da parte inferior da tampa, em vez de brânquias; Os esporos escapam na maturidade através das aberturas do tubo ou pelos poros. A superfície dos poros do corpo de frutas de B. edulis é esbranquiçada quando jovem, mas envelhece até um amarelo esverdeado. O stipe ou tronco forte é de cor branca ou amarelada, com até 25 cm de espessura e 10 cm de espessura e parcialmente coberto com um padrão de rede elevado ou reticulações .

B. edulis é um cogumelo comestível ocupado em grande consideração em muitas cozinhas e é comumente preparado e comido em sopas, macarrão ou risoto . O cogumelo é baixo em carboidratos gordurosos e digestíveis, e rico em proteínas , vitaminas , minerais e fibras alimentares . Embora seja vendido comercialmente, é muito difícil cultivar. Disponível no Outono, na Europa Central , do Sul e do Norte , é muitas vezes seco, embalado e distribuído em todo o mundo. Mantém seu sabor após a secagem, e é reconstituído e usado na cozinha. B. edulis é um dos poucos fungos vendidos em vinagre. O fungo também produz uma variedade de compostos orgânicos com um espectro diverso de atividade biológica , incluindo o ergosterol derivado de esteróides, uma proteína de ligação ao açúcar , compostos antivirais , antioxidantes e fitochelatinas , que dão a resistência do organismo a metais pesados tóxicos.

Boletus edulis é um fungo que pertence ao gênero de cogumelos Boletus na ordem Boletales. Amplamente distribuída no Hemisfério Norte, em toda a Europa, Ásia e América do Norte, a espécie não ocorre naturalmente no hemisfério sul, apesar de ter sido introduzida na África Austral, Austrália e Nova Zelândia. É um cogumelo comestível.

Conhecida pelos portugueses como míscaro ou tortulho, a espécie Boletus edulis vive associada exclusivamente a árvores adultas, em pinhais, soutos, carvalhais e montados de sobro ou azinho.

O funghi é muito conhecido pelos chefs de cozinha, que o utilizam em receitas nobres e apetitosas. Seu absoluto (tipo de óleo essencial extraído com solventes) possui um aroma que se assemelha ao “bacon” (daí o termo “porcini”, não contendo contudo qualquer parte animal). Seu sabor lembra uma mistura muito concentrada de shoyu com bacon, o que dá aos pratos onde é utilizado um sabor intenso e rico. Se utilizam poucas gotas deste denso absoluto em massas e risotos, mas é possível criar saladas verdes com castanhas e nozes picadas com ele dissolvido em um pouco de água e vinagre balsâmico de boa qualidade (já que não dissolve bem em óleos ou álcool). Pode ser associado com o vetiver na proporção de 1/10 para intensificar seu sabor. O uso do absoluto de funghi é um segredo que pode tornar o sabor de um prato gastronômico único e irreproduzível para o chef leigo. Assim, podemos dizer que o absoluto de funghi é um segredo “alquímico” dos grandes “mestres da gastronomia”.


O destaque deste absoluto é a presença de compostos de aroma similar a androsterona e androstenediona, feromônios parentes da testosterona. Estes cheiros que mimetizam estes feromônios são produzidos no reino vegetal por alguns cogumelos como o funghi porcini e as caras trufas. A androsterona é um feromônio secretado na saliva de porcos machos (e também em homens) que induz as fêmeas a ficar na posição de acasalamento, enquanto a androstenediona pode levar a alterações nos hormônios do stress entre as mulheres que o cheiram. Por exemplo, se observou em estudos que nas mulheres a androstenediona dá uma aura de proteção e sensação subliminar de estar diante de um homem sexualmente seguro e confiável.

Segundo Amy Reiley, autora do livro "Tendo um caso com a cozinha”, "a trufa é para as mulheres". Elas não estão só carregadas de aminoácido, "a essência de trufas dobra feromônios masculinos" segundo a autora, algo que se obtém também com o funghi, alternativa na forma de absoluto muito mais acessível que a trufa. Na Alemanha, os porcos que "caçam" as trufas são chamados de Trüffelschwein (porco da trufa), sendo somente fêmeas devido às trufas exalarem estes feromônios que ativam a libido suína. Por isso que só são utilizadas porcas sexualmente maduras, que ao sentirem o cheiro, correm para encontrarem sua fonte. Infelizmente para elas, não é um parceiro à espera, mas são as famosas trufas prontas para serem desenterradas.

Se você quer criar um perfume sexualmente irresistível, use poucas gotas do absoluto de funghi. Sua ação é poderosa e basta muito pouco para ter resultados. Exageros podem deixar sobre a pele um odor muito forte que passa a ser incômodo e, usá-lo na comida é um bom meio de liberar pelo suor mais feromônio para atrair sua “fêmea” e deixá-la louca. Seu odor traz segurança, auto-confiança, iniciativa e ajuda a combater o medo.

Fontes: Wikipédia, Laszlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário