LAVANDAS

LAVANDAS

sábado, 5 de agosto de 2017

ÓLEO ABSOLUTO DE MUSGO CARVALHO VERDE – Evernia prunastri


Evernia prunastri , também conhecida como oakmoss , é uma espécie de líquen . Pode ser encontrado em muitas florestas temperadas montanhosas em todo o Hemisfério Norte , incluindo partes da França , Portugal , Espanha , América do Norte e grande parte da Europa Central . Oakmoss cresce principalmente no tronco e ramos de carvalhos , mas também é comumente encontrado na casca de outras árvores de folha caduca e coníferas , como abetos e pinheiros . O thalli de oakmoss é curto (3-4 cm de comprimento) e espesso, e cresce junto na casca para formar grandes aglomerados. Eles também são altamente ramificados, parecidos com a forma de galhos de cervos . A cor dos oakmoss varia de verde a verde-esverdeada quando seca, e a verde-oliva escura a amarelo-verde quando molhada. A textura do thalli é áspera quando seca e emborrachada quando molhada. É usado extensivamente na perfumaria moderna.

A Oakmos é comercialmente colhida em países da Europa Central do Sul e geralmente exportada para a região de Grasse , na França, onde seus compostos perfumados são extraídos como absolutos e extratos de oakmas. Essas matérias-primas são frequentemente usadas como fixadores de perfume e formam as notas básicas de muitas fragrâncias. Eles também são componentes-chave dos perfumes da classe Fougère e Chypre . O líquen tem um odor distinto e complexo e pode ser descrito como lenhoso, afiado e ligeiramente doce. Oakmoss crescendo em pinheiros tem um pronunciado odor de turpentina que é avaliado em certas composições de perfume.

Oakmoss deve ser evitado por pessoas com problemas conhecidos de sensibilização cutânea.  Seu uso em perfumes agora é altamente restrito pelos regulamentos da International Fragrance Association , e muitos aromas foram reformulados nos últimos anos com outros produtos químicos substituídos por oakmoss.

O verdadeiro musgo de carvalho vem do líquen que se desenvolve sob os troncos e galhos do carvalho. De origem europeia e norte-americana. O líquen é recolhido na Europa, principalmente na Macedônia e na Bulgária.

Método de extração
Os concretos são obtidos através da extração do musgo com solventes; o absoluto, através da extração a álcool do concreto. A extração dos líquens ocorre principalmente na França. Existem diversas variedades de líquens usados por suas qualidades aromáticas; em sua maioria, eles vêm do cedro (Marrocos), dos pinheiros e dos abetos (França). Os extratos não são tão refinados quanto o verdadeiro musgo de carvalho, porém eles são geralmente associados a ele.

Uso
O concreto é usado na fabricação de sabonetes; o absoluto, na perfumaria requintada em composições fougère, chipre, amadeiradas e orientais. O musgo de carvalho traz riqueza ao perfume. Por causa de sua cor escura, o musgo de carvalho é usado com restrição. Existem, no entanto, diversas variedades descoloridas que permitem aos perfumistas utilizá-las em todas as aplicações. É fixador das notas chipre e amadeiradas.

O carvalho é a árvore mais aclamada. Para os gregos, ela foi a primeira árvore da criação da qual surgiu a humanidade. Eles a ofereciam a Zeus; e os romanos, a Júpiter.

Muito parecido com o óleo de líquen. Cheiro parecido com uma mistura de coníferas com mar. Fixador, cicatrizante. Existe óleo de musgo verde e marrom. O marrom possui aroma mais seco, masculino e o verde aroma mais oceânico.

Extraído de musgos que crescem no tronco de velhos carvalhos e coníferas, este absoluto possui uma nota de fixação poderosa para perfumes. Seu aroma quente e seco traz nuances maravilhosas em perfumes, principalmente quando combinados com óleos ricos em linalol como o pau rosa, ho wood e a lavanda.

Ao crescer nos troncos, o musgo passa a ter um abrigo onde tira toda a umidade que precisa e todos os nutrientes da superfície da casca morta. Em troca, ele protege a madeira interna, repelindo com seu aroma micro-organismos que podem ocasionar a podridão, além de brocas.

No campo sutil, este é o mais poderoso óleo capaz de fechar o campo áurico e proteger o corpo das perdas energéticas. É um poderoso elemento anti-vampiresco, que ajuda a fechar a aura daqueles que facilmente são drenados de suas energias e forças por pessoas negativamente pesadas. Se adiciona em álcool em proporção de 20-40 gotas para cada 100ml e borrifa-se sobre todo o corpo e/ou ambiente.
Também é um poderoso cicatrizante e agente antioxidante quando empregado topicamente.


ABS ou ABSOLUTO - Um absoluto é preparado dissolvendo o concreto em álcool absoluto, que depois é congelado, e separada a parte sólida (ceras, parafinas, gorduras) da líquida. Uma vez evaporado o álcool, restam só os princípios líquidos aromáticos da planta e alguns pigmentos. Um concreto de Jasmim por exemplo, tem cerca de 41% de óleo essencial que é separado e isolado desta forma dando origem ao absoluto de jasmim. Algumas plantas como o jasmim passam por decomposição de compostos se destilados, daí o método de extração como absoluto visa preservar a sua máxima qualidade olfativa. Antigamente os absolutos e concretos vinham com restos de solvente, mas já há mais de uma década que a tecnologia de extração com solventes evoluiu e praticamente não fica nenhum resquício deste mais no produto, sendo tal produto destinado pela indústria a uso culinário, perfumaria e emprego farmacêutico como fitoterápico. Acontece que os livros que falam mal dos absolutos são livros antigos, de mais de 20-30 anos atrás. Por outro lado, se a empresa que extrai o produto não for qualificada e tiver boa tecnologia, realmente solvente pode ficar como resquício e complicar seu uso.


Fonte: Laszlo, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário